Muito antes dos bares e mercadinhos terem nas suas estantes ice tea enlatado – falo de uns 40 anos atrás – tomar chá gelado já era tradição na minha família. Todo mundo sabia fazer um bom chá gelado, mas ninguém como a tia Dirce, que chamávamos carinhosamente de Maminha. Vamos à receita de chá gelado.
A proposta é simples e a execução também. Usa-se chá preto, o tradicional chá da Índia misturado com outros chás e ervas e “tempera-se” com suco de limão e essência de baunilha.
Este que fizemos teve apenas chá preto (Twining) e um chá sabor maçã verde. Mas vale camomila, capim limão, cidreira, hortelã, mas desde que o predomínio seja do chá preto.
No nosso caso usamos três sachês de chá preto para um de maçã verde. O importante é que os sachês devem ser fervidos em uma porção pequena de água, fazendo uma infusão bem forte que será diluída em 2 litros de água, no nosso caso.
Depois de adicionar a água vai o suco de um limão (que clareia incrivelmente a mistura) e uma colher de chá de essência de baunilha. Claro que se serve com muito gelo e, quem quiser, pode acrescentar açúcar.
É legal ter sempre uma jarra com este chá na geladeira. Além de ser saboroso ele ataca a sede de verdade.
E eu, a cada copo que tomo – confesso – faço um brinde silencioso à Maminha com um certo pedido de desculpas por saber que não é tão gostoso quanto era o seu.
Amo chá gelado e sempre acompanho o blog, adorei o post!
Obrigada, Bruna. Tomara que o post tenha te inspirado a fazer novas experimentações de/com chás. Bjos
Oii obrigado pela receita, fiz com chá matte e chá de maçã.. ficou muito bom!! Mas da proxima vez vou fazer com chá preto como indicou. bjoss
Chá é algo ótimo, ainda mais esse da foto fica perfeito, boa combinação!