Carré de cordeiro em redução de malbec e spaghetti ao pesto de hortelã

Fim de semana com muita comilança! Recebemos a visita para lá de especial da @Rayana Borba e do Jouber Castro. Ela jornalista e estudante de gastronomia, ele jornalista e glutão. Claro que tudo aconteceu em torno do fogão com direito de se comer apfelstrudel da clássica Confeitaria XV, que eles trouxeram de Joinville, mas a 1h da manhã. O roteiro turístico das visitas na ilha limitou-se à jornada em uma peixaria, um açougue e um supermercado.

Numa das muitas refeições, que era para ser mais rápida e leve, optamos por carrés de cordeiro em redução de malbec e spaghetti ao pesto de hortelã.

Antes de tudo os carrezinho, caprichosamente limpos, foram para uma marinada básica com sal, pimenta ,alho,  alecrim fresco e vinho. As aparas do cordeiro foram para uma panelinha refogar com cebola e alecrim e logo tudo foi mergulhado num vinho malbec e temperado com sal e pimenta. Isso ficou quase uma hora no fogo, reduzindo. Os carrés foram da marinada para o forno, onde não ficaram mais de 20 minutos e saíram ao ponto.

A massa de grano duro foi reparada na forma convencional e foi coberta apenas pelo pesto de hortelã. Para fazer o pesto usamos um almofariz e um pilão e maceramos folhas de hortelã frescas, nozes, azeite de oliva extravirgem (vai-se colocando aos poucos) e queijo parmesão ralado. Ao final acerta-se sal e pimenta.

Os carrés foram servidos cobertos com a redução de malbec que poderia ter sido incrementada com um pouco de fartinha de trigo (para engrossar) e um pouco de manteiga (para dar brilho). Este capricho fica para a próxima, mas ninguém reclamou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 pensamentos em “Carré de cordeiro em redução de malbec e spaghetti ao pesto de hortelã”