Camarão na moranga é um clássico do litoral brasileiro. Por isto mesmo tem inúmeras versões e modos de fazer. O que não muda nunca é o visual impressionante, charmoso e um sabor sobre o qual nem há o que dizer. Sucesso sempre.
Em plena pandemia conseguimos uma peixaria com entrega a domicílio que logo após o pedido por mensagem de telefone nos entregou camarões frescos ainda com casca. Aliás, preferimos sempre comprar com cascas. Dá mais trabalho, mas compensa pelo frescor.
Moranga, para quem não sabe é um tipo de abóbora. Arredondada, de cor forte, bonita! E tudo consiste em abri-la e recheá-la com com camarão bem temperado. Tudo passando pelo forno.
Preparo da moranga
A coisa começa quando a gente com uma faca bem afiada e alguma habilidade abre um tampa na parte superior da moranga. Com uma colher (o com a mão, mesmo) retiramos o bagaço interno e as sementes. Mas sem retirar a poupa.
Salpicamos a parte interna com sal, e a parte externa pincelamos com óleo. Clocamos a tampa de volta, embrulhamos em papel alumínio e levamos ao forno por uma hora, ou até que a poupa comece a ficar macia.
Recheio de camarão
Você vai precisar:
- 1 kg de camarões descascados e limpos
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho
- ½ pimentão (tanto faz a cor)
- 1 pimenta dedo-de-moça
- 3 tomates grandes
- Salsinha verde picada
- Coentro fresco
- Azeite para refogar
Coloque o azeite numa panela e refogue rapidamente o alho e, em seguida, o camarão. É só uma passadinho no camarão para ele começa a mudar de cor e deixar seu sabor no fundo da panela. Reserve o camarão.
Mais um pouco de azeite na panela e refogue a cebola e, logo mais o pimentão. Coloque a pimenta de acordo com seu paladar e tolerância ao ardor. Por fim, junte os tomates picados sem sementes. Deixe refogar um pouco e junte um pouquinho de água só para ajudar a soltar os sabores do fundo da panela.
Deixe este refogado apurar um pouco e retorne o camarão. Não queremos nada muito caudaloso, bem menos do que um ensopado. Também não cozinhe muito o camarão. Junte umas duas colheres de sopa de requeijão de boa qualidade, mexa e desligue o fogo. Finalize o recheio com a salsinha e o coentro frescos, bem picadinhos.
Montagem da moranga
Quando a moranga estiver pronta, com a polpa já macia, retire do forno e com uma colher faça duas operações que são o pulo do gato da receita: solte levemente um pouco da polpa e espalhe por pelas paredes da moranga uma camada de requeijão. Ah, se a moranga tiver soltado muita água durante o cozimento, retire com uma concha todo o excesso.
Agora é só colocar o recheio na moranga e levá-la de volta ao forno, agora sem papel de alumínio. A “tampa” da moranga não precisa voltar ao forno. Aliás, você pode ainda cobrir a parte parente do recheio com uma camada de requeijão para gratinar, mas isto é opcional, embora fique muito bonito e gotoso.
Mais uns 20 minutos e forno e o recheio vai borbulhar. Pronto.
O acompanhamento clássico é um bom arroz branco, mas combina também uma salada e até uma batatinha crocante.
A festa está garantida com sabor, pompa e circunstância!
Outros preparos com moranga
Nós já usamos a mesma técnica para rechear a moranga com coisas distintas. Fizemos uma versão vegetariana com cogumelos e pimenta biquinho, que ficou um arraso. Também é tradicional rechear com charque (carne seca), e fica uma delícia. E para servir de entrada, se você encontrar mini morangas, pode rechear com o que quiser.
Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.