Lá na Itália um bife enrolado com algum recheio e cozido em molho de tomate chamam bracciola, mas aqui no Brasil, especialmente na colônia italiana que se formou o entorno de São Paulo, esta receita deliciosa virou brajola. Então aqui vai a nossa receita de brajola, o bife a rolê.
A expressão aportuguesada foi imortalizada no Samba do Bexiga, de Adoniran Barbosa. A letra conta de uma festa que acabou em briga: “À mezzanotte o’clock / Saiu uma baita duma briga / Era só pizza que avuava junto com as brajola”.
Receita de brajola
Mas vamos ao que interessa, a receita. Use uma carne mais dura, como o patinho ou a paleta cortada em bifes. Isto é uma maravilha num tempo de carne caríssima. O bom é “abrir” os bifes com um martelo de carne para que eles fiquem finos.
Vamos ver os ingredientes para duas pessoas:
- 4 bifes
- 50g de bacon
- 01 cenoura média
- 01 talo de salsão (aipo)
- Ramos de salsinha
- Sal e pimenta a gosto
- 500ml de molho de tomate
Como fazer
Os bifes abertos tempere com sal e pimenta do reino a seu gosto. Em uma extremidade do bife coloque um pedaço de bacon da largura do bife, ¼ da cenoura, também em tamanho proporcional à largura da carne e, também um pedaço de salsão. Junte algumas folhas de salsinha e enrole o bife de forma a manter o recheio firme. Atravesse o bife com um palito.
Depois de fechar todos os bifes, leve-os a uma panela em que caibam sem aperto. Se for panela de ferro, melhor ainda! Doure os bifes em um pouco de azeite por todo os lados. Junte o molho de tomate até cobrir os bifes e deixe cozinhar por pelo menos 40 minutos, ou até que a carne fique quase desfiando.
A gente prefere usar molho de tomate caseiro (temos a receita aqui).
Pronto! É só servir com um arroz ou mesmo com um bom macarrão.
Não é uma delícia?
Conheça o nosso Pinterest e salve as suas receitas preferidas.