Chegamos ao fim do ano e, mesmo sem querer, entramos numa rotina mais acelerada, com menos tempo pra algumas coisas. Continuamos cozinhando mas tem várias comidinhas que ainda não conseguimos publicar… Uma delas, este bolo com nozes, avelãs e chocolate. Ficou super gostoso.
Receitinha básica do Jamie Oliver adaptada para um café de fim de domingo.
Na receita original ele é recheado com um purê de castanhas e tem cobertura de creme de leite. Simplifiquei. Mas admito que comê-lo com um pouquinho de creme de leite, ou mesmo um bom iogurte, intensifica os sabores.
Bolo de nozes, avelãs e chocolate
- 200 g de farinha de trigo
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 250 g de açúcar dourado (usei açúcar demerara e um pouco de açúcar mascavo)
- 4 ovos grandes
- 100 ml de creme de leite
- 100 g de nozes quebradas
- 100 g de avelãs
- 50 g de chocolate amargo (usei gotas de chocolate 70% de cacau)
Preaqueça o forno a 180º C. Unte uma forma de bolo com manteiga em temperatura ambiente (se quiser rechear o bolo use uma forma redonda de 22cm, eu fiz numa forma com furo no meio.)
Coloque as avelãs, as nozes e o chocolate no processador e bata por uns 10 segundos, ou até obter uma mistura macia mas com alguns pedacinhos. Na receita original a indicação é para continuar a fazer o bolo no processador acrescentando os outros ingredientes e batendo. Eu passei a mistura para uma tigela e continuei a fazer o bolo mexendo com um fouet.
Acrescentei a mistura de nozes e chocolate: a farinha, peneirada, e o açúcar. Adicionei os ovos, um por vez e por fim o creme de leite. Bata só até misturar tudo, não mais que isso.
Passe a mistura às colheradas para a assadeira untada e leve ao forno por aproximadamente 35 min, ou até fazer o teste do palito e ele sair seco.
É um bolo fácil de fazer e de sabores bem intensos.
Sonia e Gastão:
queria lhes dizer que gosto muito de suas postagens, pois elas são atualizadas em meu email.
Se os mencionei em meu blog, é porque gosto de tudo isso aqui!
A ‘pink lemonade’ a qual coloquei a receita de vcs, faz o maior sucesso aqui em casa, pois além de ficar muito saborosa, foi a receita que mais me empolgou nas muitas que pesquisei. Quando pensei em fazê-la, não me lembrava de onde a tinha visto, e aí a pesquisa no google me refrescou a memória – e a limonada refrescou o nosso calor!
Parabéns a vcs 2 por tudo de bom que vejo por aqui!
Saudações!
Também prefiro os bolos assim simples, sem recheios nem coberturas. E claro, já anotei a receita-maravilha 🙂