Biscoitos com chocolate

biscoito chocolateDepois de vários dias sem muito tempo pra ir para a cozinha, nem mesmo passar por aqui para dar um oi ou agradecer os recadinhos, finalmente, no domingo, depois de um trabalho, pude acompanhar o Gastão na cozinha. Enquanto ele preparava o almoço, fiz esta receita biscoitos com chocolate.

biscoitos chocolateSão biscoitos bem gostosos que acompanham um café, servem de sobremesa com um licor, ou ainda, saciam aquela vontade de comer um doce. Aqui em casa normalmente tem um pote de biscoitos. Adoro um biscoito caseiro na mesma medida que detesto a maioria dos industrializados. Por conta disso, tenho várias receitas, a maioria delas é de simples execução e não exige muita habilidade.

O bacana é que, normalmente é possível fazer biscoitos de diferentes sabores com a mesma base. No caso deste, por exemplo, é possível substituir o chocolate por nozes ou passas.

Fiz assim:biscoito chocolate

Bati rapidamente na batedeira (pode bater com um fouet):

  • 150 g de manteiga temperatura ambiente
  • 120 g de açúcar branco
  • 120 g de açúcar mascavo
  • 1 ovo
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha.

modo de fazer

Em seguida acrescentei 250 g de farinha de trigo, 1 colher (chá) de fermento em pó. Comecei a misturar com uma colher e finalizei amassando com as mãos. Não é recomendado trabalhar, muito a massa. Mexa o suficiente para que ela fique homogênea. Por fim, acrescentei gotas de chocolate (aproximadamente 1/2 xícara).

Numa superfície enfarinhada fiz dois rolos de massa, enrolei com papel filme e levei à geladeira.

Quando a manteiga da massa voltar a ficar firme retire os rolos e corte fatias de aproximadamente 1 cm. Eu tirei o papel filme antes mas é possível retirar depois de cortar.

Coloque numa assadeira (não coloque os biscoitos muito perto uns dos outros, pois ele vai aumentar de tamanho) e leve ao forno quente por aproximadamente 15 minutos ou até dourar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Biscoitos com chocolate”