Almôndegas com spaghetti. Acho que tem pouca coisa melhor do que isto quando se quer uma comidinha reconfortante depois de um dia puxado. E foi esta a proposta de um jantarzinho caseiro, de meio de semana, tentando ser rápido na operação da cozinha.
As almôndegas foram preparadas de modo rápido, evitando frituras e sujeirada.
Como fazer
Apenas peguei 400g de carne moída (calculei 200g por pessoa) e temperei com sal, pimenta caiena, grãos de erva doce, uma colher rasa de molho inglês e um tanto de mostarda. Misturei bem, sovei, e fiz bolinhas pequenas. Claro que o tempero vai a gosto de cada um, dá para inventar mil coisas para dar o toque pessoal às almôndegas.
Ao invés de fritar eu passei na chapa. Botei numa frigideira antiaderente muito quente, sem óleo, e mexi de vez em quando, para dourarem por igual em todos os lados.
Molho
Em paralelo fui fazendo meu molho de tomate. E é claro que cada um tem a sua receita e seu jeito de fazer o molho. Eu apenas piquei meia cebola, um pedaço de pimentão vermelho e dois dentes de alho e levei à frigideira com um fio de azeite. Primeiro a cebola, depois o alho e por fim, o pimentão. Com tudo refogado adicionei uma lata de tomate pelado de boa qualidade e esmaguei-os com um garfo. Temperei com sal, pimenta e um ramo de manjericão fresco. Fogo baixo e deixa apurar. Quanto mais tempo o molho cozinhar melhor.
Montagem
O molho pronto foi para a frigideira das almôndegas que esperavam douradas e apetitosas. Deixei apurar e cozinhar as almôndegas. Nesse ponto coloquei a massa para cozinhar na água quente
Com o molho pronto, desliguei o fogo e juntei a massa que já estava al dente. Um pouco de parmesão ralado e pronto.
Foi uma preparação rápida e que ficou deliciosa. Na almôndega o contraste da forte pimenta caiena com a erva doce funcionou muito bem.
SENSACIONAL, simples, mas de extremo bom gosto, na culinária o simples é o máximo, parabéns onde será o almoço?
Grande ZÉ!! Quase sempre, menos é mais!