10 livros indispensáveis sobre comida

Normalmente quem gosta de cozinhar gosta também de ler sobre este universo. A nossa biblioteca é vasta. Temos dos livros bem técnicos e cheios de receitas aos livros sobre teorias, críticas gastronômicas e a junção da cozinha com a Arte. Neste post separamos o que consideramos 10 livros indispensáveis sobre comida.

Para esta seleção destacamos os livros que mais usamos no nosso cotidiano. Os livros que nos inspiram e, mesmo que não sigamos à risca a receita, nos orientam. Especialmente alguns que aproximam o sabor da comida com o sabor do texto.

Só para deixar claro: não ganhamos absolutamente nada com a indicação destes livros.

10 livros indispensáveis sobre comida

1 – Cozinhar – Uma história natural da transformação, de Michel Pollan.

Neste livro o autor discute o quanto a comida ocupa a vida das pessoas. Segundo ele, nunca falamos tanto sobre comida e, contraditoriamente dedicam menos tempo a cozinhar. O livro é separado em capítulos: Fogo, Água, Ar e Terra. Em cada um deles trata destes elementos fundamentais na produção dos alimentos. Discute longamente o papel da indústria alimentícia na vida das pessoas assim como a comida como ato político e cultural. Aprendemos com este livro que cozinhar em casa é um ato de resistência. O livro inspirou uma série de TV.

2 – Aprendiz de cozinheiro, de Bob Sptiz

Livro -Aprendiz de cozinheiro

Separar, viajar e… cozinhar na França e na Itália. Este é o roteiro deste livro. Bob é um jornalista que em meio a várias crises, resolve encarar o projeto de viajar e aprender a cozinhar em cozinhas domésticas e de chefs renomados, fazendo, o que poderíamos chamar de turismo gastronômico. Conhece cidades pitorescas e encantadoras. Encara todo o tipo de gente e de desafios. O texto é ótimo e ainda somos brindados com várias receitas, algumas bem fáceis e deliciosas.

No currículo do autor há nada menos do que a biografia dos Rolling Stones.

jamie-viaja-espanha-italia-marrocos-suecia-

3 – Jamie Viaja – Espanha, Itália, Suécia, Marrocos, França, de Jamie Oliver

O conhecido chef britânico se aventura numa empreitada por vários países europeus falando sobre cultura gastronômica e receitas típicas de cada país. As receitas são detalhadas e sempre funcionam. Somos fãs do seu jeito de cozinhar, temos que admitir que seus livros são os que mais usamos.

4 – Le Cordon Bleu – Todas as Técnicas Culinárias, de Jeni Wright e Eric Treuille

Livro Le Cordon Bleu

Este é um livro para quem quer aprender técnicas. É muito bem escrito e ilustrado com muitas fotos, o que facilita o aprendizado. São mais de 200 receitas básicas da mais famosa escola de culinária do mundo.

Tudo é muito detalhado e as informações bem organizadas. Quem quer cozinhar a sério, mesmo que seja só em casa, precisa dele.

Natural Alain Ducasse livros indispensáveis sobre comida

5 – Natural, simples e saudável , de Alain Ducasse e Paule Neyrat

Este é um livro lindo, cheio de ilustrações e fotografias onde o famoso chef Alan Ducasse dá dicas e receitas que prezam por alimentos frescos e saudáveis. O texto é editado de forma que apareçam as conversas do chef com a nutricionista Paule Neyrat, enriquecendo a leitura com detalhes sobre a opinião deles sobre a receita ou os produtos.

Para quem não conhece, Ducasse sempre figura nas listas de principais nomes da gastronomia mundial, cheio de estrelas Michelan.

6 – Slow Food – princípios da nova gastronomia, de Carlo Petrini

slow food 10 livros indispensáveis sobre comida

Slow Food é um movimento que nasceu na Itália e que preconiza uma nova gastronomia. Neste livro, o autor e criador do movimento, Carlo Petrini, propõe um olhar para o mundo valorizando a cultura e o meio ambiente. Segundo o movimento, o alimento deve ser limpo, bom e justo. É uma excelente leitura para quem pensa e quer um mundo mais justo e sustentável.

Depois de ler este livro ninguém pensará a cozinha da mesma forma. Indispensável.

7 – Alho e Safiras, de Ruth Reichl

alho e safiras

No livro, a autora conta sobre a sua chegada à cidade de Nova Yorque para ser nada menos do que a crítica de gastronomia do jornal New York Times. São histórias bem humoradas de suas visitas aos restaurantes, sempre disfarçada. É um relato delicioso de uma crítica que com muita criatividade consegue chegar anonimamente aos restaures mais estrelados da cidade. É interessante neste livro ver a responsabilidade de um bom crítico. Literatura e gastronomia andam de mãos dadas em todas as páginas.

8 – As melhores receitas do Que Marravilha!, de Claude Toisgros

livros indispensáveis sobre comida

O Chef, conhecido por seus programas televisivos traz as melhores receitas para esta publicação. É um livro com lindas fotografias e as receitas bem detalhadas. Já fizemos várias delas e sempre funcionam. Uma das características das receitas é que são bem práticas, e até as mais elaboradas não vão assustar os iniciantes.

unhas_dentes-cuca

9 – Com Unhas, dentes & Cuca – prática culinária e papo cabeça ao alcance de todos, de Alex Atala e Carlos Alberto Dória

É o resultado de mais de três anos de conversas, reflexões e pesquisas dos autores. Atualizam os leitores sobre a cozinha contemporânea e vários debates que giram em torno da nossa época. Vale a leitura pra quem quer saber mais sobre as várias cozinhas dentro de uma cozinha, sobre a cultura gastronomica do Brasil e as transformações que passamos nos últimos anos. Tudo isso com boa pitada de sociologia, gastronomia e filosofia.

10 – Panelinha – Rita Lobo

panelinha

O livro, criado a partir do site, reune receitas e sugestões para variadas situações e ocasiões do cotidiano: jantares práticos, saladas elaboradas, receitas rápidas e fáceis, comida para o dia a dia, comida de verdade. Tudo mostrado em detalhes para facilitar a vida das pessoas que acreditam e buscam uma alternativa de boa alimentação.

Aqui tem uma Receita do livro do Jamie Oliver que a gente já fez .

livros sobre comida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *