Sorvete caseiro de brigadeiro

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly

Com a chegada do calor nos trópicos, não tem saída: só com muito sorvete pra manter o ânimo. Neste caso o sorvete de brigadeiro foi uma emoção extra! Cremoso, delicioso e ainda facílimo de fazer.

Eu sei que é bem mais prático passar no supermercado e levar o sorvete pra casa. Mas, quando penso na quantidade de coisas que são colocadas ali na caixinha, não tenho dúvidas que fazer o sorvete em casa é muito melhor. Gosto de fazer o sorvete com a base de ovos e leite e pouco gordura, mas quando se trata de praticidade e uma guloseima, este sorvete de brigadeiro é imbatível.

Ele é muuiiito fácil. Basta saber fazer um brigadeiro e creme de leite batido. Junta tudo e está pronto! Não acredita? Olha a receita:

Sorvete de brigadeiro (tirei a receita daqui)

Para o brigadeiro:

– 2 latas de leite condensado

– 1 xícara de chocolate em pó (uso cacau da Callebaut e mais uma pouquinho de gotas de chocolate amargo)

– 1 colher (sopa) rasa de manteiga

Coloque todos os ingredientes numa panela de fundo grosso e mexa com um fouet (batedor) até misturar bem o chocolate. Leve ao fogo baixo e continue mexendo até fazer um brigadeiro mole. Quando começar a desprender do fundo está pronto. Deixe esfriar totalmente.

Para o creme:

– 500 gramas de creme de leite fresco bem gelado (pode ser nata)

– 5 colheres de chocolate em pó e uma pitada de sal (neste não coloquei)

– opcional : 2 colheres (sopa) de conhaque

Na batedeira, bata o creme de leite gelado até aumentar o volume e começar a ficar firme. É rápido. Cuidado para não bater demais.

Aos poucos incorpore 3/4 do brigadeiro totalmente frio. Pode bater com um fouet ou na velocidade baixa da batedeira. Acrescente o chocolate em pó, a pitada de sal e o conhaque.

Para montar:

Numa tigela, que possa ir ao freezer e de preferência que tenha tampa, coloque uma camada de creme e acrescente pequenas colheradas do restante do brigadeiro. Faça várias camadas assim até terminar todo o creme. Assim você faz pequenas surpresas no seu sorvete.

Depois leve ao congelador por algumas horas e está pronto o sorvete! Delicie-se!

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*