Pão de chocolate com avelãs

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

bolo_chocolate-3

Recentemente li um texto aqui  que falava um pouco sobre o significado de fazer nosso próprio pão. Um texto afirmativo, no sentido de não ver nisso uma moda, mas um novo modo de ver e fazer a vida. Fazer pão é, na atualidade, quase uma revolução. Por mais que algumas pessoas ainda associem este tipo de iniciativa a um postura hippie, hoje também vemos as pessoas mais ligadas  e preocupadas com a sua alimentação.

Estas coisas me põem a pensar. Para além de pensarmos em modas ou em catalogar as pessoas por suas escolhas, é urgente pensar sobre o que comemos. Temos convicção que falar e fazer comida além de um ato de amor é um ato político. Fazer nossa comida, nosso pão, é sim um ato de resistência. Não delego, e acredito que não devemos delegar, à indústria do alimento o direito sobre o que comemos. São textos como este que me motivam a ir para a cozinha fazer pão para comer e presentear/compartilhar com outras pessoas.

Historinha

Antes da receita uma pequena historinha. Outro dia, fiz aula de pilates com um estudante universitário que falava das suas múltiplas e sérias alergias. Algo que o levou a um médico, que por sua vez, prescreveu corticoides e um série de outros remédios. Segundo ele, o tratamento não parecia fazer efeitos. Sem querer me meter na sua história, perguntei sobre a sua alimentação e se ele comia alimentos ultra processados. Com surpresa ele me respondeu que sim, que esta era basicamente a sua dieta… sabe aquele macarrão instantâneo? Não foi difícil chegarmos a algumas conclusões.

Sei que a vida é corrida. Mas esta não pode ser a razão para que a indústria faça a nossa comida.  Parece que hoje, mais que nunca, precisamos falar sobre os alimentos e sobre voltar a fazer o nosso próprio pão.

bolo_chocolate_1

A Receita

Por falar nisso, a receita de hoje é um delicioso pão de chocolate para acompanhar o chá ou o café! O nosso foi compartilhado com um amigo.

A receita foi tirada de um livro que ganhamos de outro amigo Dauro

Pão de chocolate (Livro: Chocolate – receitas práticas e saborosas ilustradas passo-a-passo)

– 175 g de manteiga amolecida

– 100 g de açúcar mascavado claro

– 4 ovos grandes

– 200 g de gotas de chocolate de boa qualidade

– 100 g de passas (não usei)

– 50 g de avelãs, picadas (bati no liquidificar rapidamente, apenas para quebrá-las)

– 225 g de farinha de trigo

– 1 colher (sopa) de fermento em pó

– casca finamente ralada de uma laranja

bolo_chocolate-9

Modo de fazer

Unte uma forma retangular para pão. Coloque o forno para aquecer.

Numa tigela bata até fazer um creme fofo e liso o açúcar e a manteiga. Adicione gradualmente os ovos, mexendo bem após cada adição. Se a mistura começar a coalhar, acrescente, batendo, uma ou duas colheres de farinha.

Mexendo com uma colher, acrescente o chocolate, as passas e as raspas de laranja. Peneire a farinha e, aos poucos, incorpore-a a mistura.

Coloque a massa na forma e alise com uma colher para ajustar bem a superfície.

Leve ao forno pré-aquecido a 160ºC por aproximadamente 40 minutos ou até fazer o teste do palito e ele sair sequinho.

Depois é só deixar esfriar e se fartar! Fica muito bom!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*