Rosquinhas de polvilho e queijo

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly

Rosquinha-8

Fazia tempo que não fazia um passo à passo com fotos. Mas esta receita de rosquinhas de polvilho e queijo é tão simples e tão simpática que resolvi festejá-la.

Ela ganhou algum requinte com a escolha dos ingredientes totalmente orgânicos e cheios de caseirices. Pensa numa ricota produzida com leite de vaca mesmo, acrescente ovos caipiras e polvilho produzido por pequeno produtor, comprado na loja de produtos naturais do bairro. Sim, sei que isso é um imenso privilégio, mas é das coisas simples da vida que cada vez gosto mais.

Mas o bom da receita é que pode ser feita com ingredientes fáceis de achar em qualquer mercado, não se preocupem.

Para fazê-las você vai precisar:

  • 500 g de ricota ou queijo cottage (use uma ricota que não seja muito seca, se for necesário acrescente uma colher de nata à ela.)
  • dois ovos
  • duas colheres de manteiga temperatura ambiente (já substitui por azeite de oliva e ficou ótimo!)
  • pitada de sal
  • 500 g de polvilho azedo (ou polvilho suficiente para amassar até a mistura ficar bem consistente e não grudar mais nas mãos).

Rosquinha

Numa vasilha coloque a ricota, os ovos, o sal e a manteiga. Misture tudo com uma colher ou batedor. Em seguida acrescente aos poucos o polvilho e vá mexendo. Gosto de fazer isso mexendo com as mãos para sentir o ponto da massa. Depois de amassar bem e amassa não grudar mais nas mãos faça pequenas bolinhas e, numa bancada com um pouco de polvilho,  faça rolinhos.

Observe na foto como a massa fica macia e ligeiramente úmida.

Rosquinha

Em seguida feche círculos e coloque numa forma. Pode usar o polvilho na forma para que as rosquinhas não grudem. Deixe também um espaço entre elas, pois vão dobrar de tamanho.

Rosquinha-3

Fiz algumas bolinhas, tipo pão de queijo, para testar. Funcionou. Mas, particularmente, acho as rosquinhas mais charmosas.

Rosquinha-5

Por fim, desfrute das rosquinhas com ou sem algum acompanhamento. Elas são leves e de sabor delicado. Crocantes por fora e macias por dentro. Irresistíveis!

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*