Rosquinhas de polvilho e queijo

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestmail
Print Friendly, PDF & Email

Rosquinha-8

Fazia tempo que não fazia um passo à passo com fotos. Mas esta receita de rosquinhas de polvilho e queijo é tão simples e tão simpática que resolvi festejá-la.

Ela ganhou algum requinte com a escolha dos ingredientes totalmente orgânicos e cheios de caseirices. Pensa numa ricota produzida com leite de vaca mesmo, acrescente ovos caipiras e polvilho produzido por pequeno produtor, comprado na loja de produtos naturais do bairro. Sim, sei que isso é um imenso privilégio, mas é das coisas simples da vida que cada vez gosto mais.

Mas o bom da receita é que pode ser feita com ingredientes fáceis de achar em qualquer mercado, não se preocupem.

Para fazê-las você vai precisar:

  • 500 g de ricota ou queijo cottage (use uma ricota que não seja muito seca, se for necesário acrescente uma colher de nata à ela.)
  • dois ovos
  • duas colheres de manteiga temperatura ambiente (já substitui por azeite de oliva e ficou ótimo!)
  • pitada de sal
  • 500 g de polvilho azedo (ou polvilho suficiente para amassar até a mistura ficar bem consistente e não grudar mais nas mãos).

Rosquinha

Numa vasilha coloque a ricota, os ovos, o sal e a manteiga. Misture tudo com uma colher ou batedor. Em seguida acrescente aos poucos o polvilho e vá mexendo. Gosto de fazer isso mexendo com as mãos para sentir o ponto da massa. Depois de amassar bem e amassa não grudar mais nas mãos faça pequenas bolinhas e, numa bancada com um pouco de polvilho,  faça rolinhos.

Observe na foto como a massa fica macia e ligeiramente úmida.

Rosquinha

Em seguida feche círculos e coloque numa forma. Pode usar o polvilho na forma para que as rosquinhas não grudem. Deixe também um espaço entre elas, pois vão dobrar de tamanho.

Rosquinha-3

Fiz algumas bolinhas, tipo pão de queijo, para testar. Funcionou. Mas, particularmente, acho as rosquinhas mais charmosas.

Rosquinha-5

Por fim, desfrute das rosquinhas com ou sem algum acompanhamento. Elas são leves e de sabor delicado. Crocantes por fora e macias por dentro. Irresistíveis!

 

 

6 Comments

  1. Olá, bem interessante a receita e pretendo fazer ainda hoje ou amanhã. Mas me diz, qual a temperatura ideal do forno para assar? E em quanto tempo mais ou menos ficam no forno?

  2. Rosquinha de polvilho tem gosto de infância na casa da vó. Vou testar. Quanto tempo no forno?

  3. MARIA DO CARMO MIRANDA R says:

    Delicia, vou fazer.
    Realmente voce esqueceu de colocar a temperatura e tempo de forno. para as iniciantes isto é um problema. bjs

  4. Adorei a receita, principalmente por ser prática sua elaboração… quis testá-la, gostei do sabor, mas a textura não ficou muito boa, será que fiz algo errado? Minha rosquinha ficou muito dura depois de assada. 😥

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*