Sorvete caseiro de ameixa

0

Sorvete caseiro de ameixa

Nada melhor que um delicioso sorvete caseiro de ameixa pra aliviar o calor de janeiro. Depois de uma  longa temporada sem muito tempo pra dedicar à cozinha escolhi uma receita do Jamie Oliver pra voltar a colocar a mão na massa. A receita é o clássico sorvete de ameixa seca com armagnac. Como de costume fiz algumas alterações, mas a melhor parte foi que fiz o sorvete sem usar a sorveteira para ter certeza que funcionava. Valeu.  Na foto o sorvete aparece um pouco derretido porque o calor era imenso, mas ele fica bem firme.

A ideia é fazer um creme com leite, gemas, baunilha e creme de leite. Este creme vai servir de base para vários sorvetes. Depois faz-se um creme com ameixa e a bebida escolhida, no meu caso usei Kirsh. Reduzi a quantidade de açúcar mas ainda achei muito doce, acho que pode ser ainda mais reduzido. A execução é fácil, mas demorada. Confira a receita.

Para o Sorvete (receita o livro Jamie viaja…, 2011)

  • 250 ml de leite integral (usei 500 ml )
  • 1 fava de baunilha, aberta no sentido do comprimento, as sementes separadas. Na falta dela use um pouquinho de essência de baunilha.
  • 5 gemas de ovos grandes
  • 250 g de açúcar (usei metade)
  • 250 ml de creme de leite fresco líquido

Para a calda de ameixa

  • 200 g de ameixa seca sem caroço
  • 200 ml de armagnac
  • 75 g de açúcar

Comece fazendo o creme. Aqueça devagar o leite com a fava e as sementes de baunilha numa panela de fundo grosso. Pouco antes de começar a ferver, tire do fogo  e retire a fava de baunilha.

Numa vasilha pequena bata as gemas com o açúcar até fazer um creme esbranquiçado. Adicione nelas um pouquinho do leite quente e mexa bem. Em seguida incorpore elas ao leite  e volte a panela ao fogo baixo mexendo sempre. Perceba que em alguns minutos a mistura vai engrossar um pouco. Deixe esfriar e em seguida acrescente o creme de leite.  Passe a mistura para uma vasilha adequada e leve ao freezer até congelar completamente (aproximadamente 5 horas).

Enquanto o sorvete congela faça o calda de ameixa. Coloque as ameixas e a bebida numa panelinha e deixe de molho por 30 minutos. Em seguida acrescente o açúcar e leve ao fogo baixo. A partir do momento que inicia a fervera deixa por aproximadamente 5 min. para engrossar e virar uma calda espessa. Bata com um batedor manual até ficar com brilho, macio e com textura de um doce ralo. Se for necessário acrescente um pouquinho de água. Deixe esfriar e coloque na geladeira para que esteja bem frio na hora de usar.

Depois que o sorvete congelar retire do freezer e espere por uns 5 minutos. Passe o sorvete às colheradas para o processador. Bata até ficar bonito e cremoso. Este procedimento é rápido para não derreter demais. Ponha novamente na vasilha e leve ao freezer por mais uma hora. Depois deste tempo deve estar congelado, mas cremoso. Tire do freezer e espalhe a mistura de ameixa, já fria por cima. Com uma colher mexa algumas vezes para misturar os cremes e obter um belo efeito marmorizado. Leve a vasilha ao freezer e delicie-se quando quiser.

Delicie-se com este sorvete caseiro, sem nenhuma gordura hidrogenada e nenhum conservante.

sorvete-ameixa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui