Polenta com shitake e alho poró

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Polenta com cogumelo

Lendo um dos livros de Andrea Camilleri cujo o personagem principal é o comissário Montalbano, um investigador italiano fascinado por boa comida, fica difícil não ter água na boca depois que o autor descreve com maestria e detalhes algumas refeições do seu protagonista.

Adoramos a chamada comida italiana. Quem nos acompanha já deve ter reparado no tanto de massas, risotos, abobrinha e tomates que aparecem por aqui. O fato é que neste tempo de muita inspiração literária veio a vontade e o desafio de fazer uma boa polenta. Adoro polenta mas, confesso, não sei fazer muito bem. Insistente continuo tentando.

Polenta com cogumelo-6

Desta vez funcionou bem. Usei um caldo de legumes bem temperado como base, o que enriqueceu muito o gosto.  O fubá fino não é meu preferido por isso usei o fubá grosso. Gosto da polenta cremosa, por isso a quantidade de líquido é bem maior.

Para polenta (usei como referência uma receita do Claude Troisgros):

– 400 ml de caldo de legumes

– 120 g de fubá grosso

– 1 colher (sopa) de manteiga para finalizar

– queijo ralado a gosto

Ferva o caldo, acrescente aos poucos o fubá e mexa sem parar até a polenta engrossar e o creme chegar ao ponto. Prove e faça alguma correção de sal, se necessário. Finalize com o queijo ralado e a manteiga. Divida nos pratos ou tigelas onde serão servidas as porções.

Polenta com cogumelo-2

Cogumelos

Numa frigideira de fundo grosso coloquei uma colher de sopa de manteiga e em seguida uma porção de alho poró.  Coloquei tudo para refogar. Em seguida laminei alguns cogumelos shitake e acrescentei ao refogado. Temperei tudo com sal e pimenta moída na hora. Importante lembrar que não se lava os cogumelos. Para limpá-los use um pincel ou um pano de prato limpo e seco.

Finalizei colocando sobre a polenta uma boa porção dos cogumelos refogados, um fio de azeite fresco. Foi uma festa de sabores.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*