Bifes recheados com queijo e presunto

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Bife recheado

Para um almoço de dia de semana havia um bom pedaço de coração de alcatra. Era só olhar para o pedaço de carne e imaginar os bifes opulentos que poderiam sair dali. E foi pensando que resolvi deixá-los mesmo quase despudorados e recheá-los com queijo e presunto.

BifePrimeiro cortei os bifes bem altos, com espessura de pouco mais de dois dedos. Depois fiz um corte longitudinal (veja as fotos) criando uma bolsa para colocar os recheios. Primeiro, no fundo da cavidade, o queijo, depois as fatias de presunto para funcionarem como uma “tampa” que não deixa o queijo escorrer para fora quando derrete.

BifePode-se fechar a “boca” dos bifes com palitos, mas eu preferi amarrar com barbante de cozinha. Ficaram lindos.

Antes de coloca-los na frigideira bem quente, besuntei os bifes com azeite de oliva. Deixei dourar de um lado, virei e temperei o lado selado com pimenta verde moída e sal. Quando dourou o outro lado acrescentei um copo de vinho marsala na frigideira e tampei. Como a carne já estava selada, agora precisava cozinhar um pouco porque os bifes são bem altos.

Em cinco minutos a frigideira já estava seca novamente e os bifes no ponto, ou seja, com a carne ainda rosada em seu interior.

Servi a carne com uma salada de folhas verdes e arroz. Precisa de algo mais?

 

7 Comments

  1. Mas isso é bom demais, não precisa mais nadinha!

  2. Não precisa de mais nada…Apenas que fossem feitos na minha cozinha…Maldade!!!

  3. Dúvidazinha… você temperou a carne antes de rechear? com sal, pimenta, alho? Eu achava que todas as carnes (vermelha, branca) antes de virar qualquer receita precisava ser temperada com alho, sal e pimenta… é verdade?

    • Gastão Cassel says:

      Dani, tudo bem?
      Nem sempre as carnes devem ser temperadas antes. Neste caso, como o preparo é rápido é mais prático temperar antes. Mas não gosto de salgar a carne com antecedência para que ela não desidrate. Inclusive quando faço alguma marinada não uso sal, só coloco pouco antes de ir para a panela. Assim mesmo quando faço bifes só salgo depois que saem da chapa.
      Abç

  4. Gostaria de saber qual seria o tipo do vinho.

    • Gastão Cassel says:

      Matheus, no caso usamos o vinho Marsala, mas qualquer branco seco vai cumprir bem a função de umedecer e dar acidez ao prato.
      Obrigado pela visita.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*