Empadão de frango com gergelim

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

É uma receita daquelas para lá de simples, uma das tradicionais “receitas de liquidificador”. Mas a verdade que mesmo estas opções podem ser incrementadas em sabor e qualidade nutritiva. Foi com esta ideia que fizemos um empadão de frango com gergelim. Como assim gergelim? Na verdade o gergelim aparece de duas formas: farinha de gergelim para enriquecer a massa e sementes polvilhadas por cima para ajudar no visual e na crocância.

O primeiro passo é fazer um refogado de frango desfiado. Numa frigideira refoga-se cebola, pimentões (vermelho e verde) e frango previamente cozido e desfiado. Quando isso ganhar cor entra uma lata de tomate pelado triturado. Tempera-se com sal, pimenta e, por fim, salsinha e cebolinha.

A massa se faz no liquidificador com uma xícara de leite, 3 ovos, uma xícara e meia de farinha de trigo (se achar a massa muito líquida adicione mais), uma colher de sopa de fermento em pó, um fio de azeite de oliva e uma colher de chá de sal. Opcionalmente adicione queijo ralado, uma colher de sopa farinha de gergelim e salsinha picada. Neste caso usamos todos os opcionais.

Para montar, unte um refratário com óleo e acomode metade da massa. Distribua uniformemente o refogado de frango e, finalmente, cubra com o restante da massa. Opcionalmente salpique sementes de gergelim.

O empadão deve estar pronto após cerca de 40 minutos de forno em temperatura alta.

É possível variar o recheio com carne moída, peixe (atum ou sardinha) ou mesmo com legumes. Como trata-se de uma receita versátil, o céu é o limite para as adaptações.

 

4 Comments

  1. queridos, vocês acabaram de salvar meu almoço de hoje. adoro essas receitas de liquidificador – principalmente quando estou de castigo tratando bursite hehe

    beijos!

  2. Jouber Castro says:

    Aquele refogado na Le Creuset mexeu com os meus brios…

    Mais um golaço essa receita!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*