A rede mundial de fast food, Burguer King está lançando uma campanha publicitária pelo menos curiosa. A “estrela” é o sanduíche mais tradicional de seu cardápio cheio de mofo. Isto mesmo: um Whopper em deterioração! A ideia é divulgar que estão abrindo mão dos conservantes. Diretores da rede dizem que “a ideia é que a beleza da comida de verdade é que ela fica feia”. Então, por mais bizarro que pareça Whopper mofado é nova estrela publicitária da Burguer King.
O vídeo da campanha mostra o sanduba apodrecendo durante 34 dias até ficar coberto de mofo. Três agências de publicidade assinam a criação: Ingo (Suécia), David (Miami) e Publicis (que tem filial no Brasil). A coisa é sofisticada e tem até trilha sonora com voz da eterna Aretha Franklin.
Esforço ilusório
O esforço da Burguer King é parecer o que não é. Quer vender a ideia que seus ingredientes são naturais e frescos. Na verdade acionam a lembrança de vídeos que, tempos atrás, mostravam o concorrente Big Mac resistindo ao tempo sem mofar, tal a quantidade de conservantes que contém.
Banir os conservantes é saudável e elogiável e, neste ponto, a propaganda é perfeita na sua função de demonstrar o que deseja. E nem é o caso de se duvidar da veracidade pontual da ausência de conservantes.
Veja o Whopper mofando:
Só que não
O problema desta história é que há uma contradição insuperável. Não há como fazer comida “caseira” em escala industrial. Uma rede imensa, internacional, como a Burguer King tem na escala, na grande quantidade, o seu negócio, e isso é virtualmente incompatível com comida artesanal.
Não conhecemos os produtos usados pela rede, mas há que se suspeitar que os produtos in natura que usam sejam produzidos em grande escala, o que pressupõe uso de defensivos agrícolas (agrotóxico), adubos químicos e outras coisas. Tudo para garantir um padrão visual nos alimentos, com o a ideia de rede exige.
Além do mais, tem outra questão: então só o Whopper é livre de conservantes? O resto do cardápio?
E o resto?
Do ponto de vista da artimanha comercial é fácil de decifrar. Ao divulgar o Whopper como “comida de verdade” o público esquece que os demais itens não são. E tome batata com gordura hidrogenada, e os outros sandubas como coquetéis de conservantes. Na esteira, as bebidas açucaradas e tudo mais que faz a alegria da caixa registradora.
Nossa opinião
Com tanta oferta de hamburguerias artesanais de excelente qualidade, sempre dá para contornar as grandes redes. Preferimos os estabelecimentos pequenos, que usam ingredientes de produtores da região. Que fazem as coisas realmente de forma artesanal, sem escala industrial.
Aí sim teremos coisas frescas deliciosas e saudáveis.
Mais ainda: pegue uma receita aqui e faça seu próprio hambúrguer!