Coisa maravilhosa é abrir a cozinha aos amigos para que eles também cozinhem. Tem coisa melhor que uma comida feita a muitas mãos? Todo mundo prova, aprende, dá palpite, degusta, olha atento, ajuda a mexer, conta causos… Tudo isso gera um certo caos, afinal numa cozinha pequena as pessoas se esbarram e os espaços são negociados. Mas tudo resultou numa deliciosa refeição. E ainda com direito a cantoria e violão na hora da sobremesa. Foi assim o vatapá, baba de moça e uma cozinha coletiva.
Mais uma vez o querido Samuca pilotou o fogão pra fazer um vatapá à paraense. Desta vez ele garantiu o camarão seco de excelente qualidade. A receita foi a mesma daqui. Com controvérsias há quem diga que os 10 minutos finais de mexida do vatapá, com a força do Felipe Soares é que garantiu o gran finale. Como gostamos de vatapá e não de intrigas, melhor deixar assim mesmo.
Pra complementar fiz um bolo de tapioca que foi servido com baba de moça. O bolo não ficou muito fofinho, algo ainda precisa ser melhorado na receita. Em compensação a baba de moça ficou maravilhosa. Doce, cremosa e levemente aromatizada com raspas de tangerina.
Receita da chef Carla Pernambuco:
- 1 xícara de leite de coco
- 1 ½ xícaras de açúcar
- 2 xícaras de água
- 1 colher de sopa de manteiga
- 6 gemas
- Raspas de casca de tangerina (pode ser anis estrelado, cravo, raspas de limão)
Numa panela leve ao fogo a água com o açúcar e as raspas de tangerina. Deixe ferver até o ponto de fio. Retire do fogo e junte a manteiga.
Noutra vasilha junte as gemas peneiradas ao leite de coco. Misture.
Quando a calda estiver morna acrescente o leite e as gemas. Misture bem e leve novamente ao fogo (fogo médio) mexendo sem parar até engrossar levemente.
Resfrie antes de usar. Fiz na véspera e ficou pronta na geladeira.
hum que delicia cozinhar e festejar junto dos amigos!
amei a receita da baba de moça!!!
http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/