Turista em Florianópolis quer comer frutos do mar, sempre. Então, para receber uma turma que veio de Vacaria fizemos de entrada tortinhas de siri. Meu irmão Arno e a cunhada Angelita e os amigos Elói e Andrea se esbaldaram.
A tortinha é daquelas coisas que não requerem prática nem habilidade para fazer. Veja como é fácil.
Modo de fazer
Numa frigideira quente com um pouco de azeite coloca-se 1kg de carne de siri. Ao refogar a carne vai soltar muita água, que a gente deixa secar. Aí coloca-se uma cebola picada e pimentões verde e vermelho a gosto (eu gosto que tenha bastante), tudo picadinho. Vai soltar mais água que a gente deixa secar. Depois entra-se com dois tomates picados (com pele e semente mesmo) e neste ponto corrige-se o sal e tempera-se com pimenta e as ervas que se achar interessante. Depois que o tomate soltar sua água e ela secar, coloca-se uma garrafinha de leite de coco e… deixa-se secar. Neste ponto muita salsinha picada fica uma beleza.
Finalizando as tortinhas de siri
A “massa” pronta a gente acomoda em ramequin (potinhos que podem ir ao forno) e cobre com ovo batido, abrindo levemente a massa com um garfo para que o ovo penetre. Sobre tudo um punhado de queijo ralado. Depois é só levar ao forno para gratinar.
A torta também pode ser feita em um refratário grande ao invés de porções individuais. Fica bom igual. Pode-se servir como entrada ou como acompanhamento para um bom peixe.
Depois é só aproveitar.
grande receita. fiz ontem. ficou delicioso.
parabéns pelo blog.
um abraço
vinícius alves