Como a chuva e o frio foram companheiros de fim de semana, um doce foi necessário para prestigiar alguns momentos de preguiça assistindo um filme. Fizemos tortinhas de limão siciliano.
A receita é a mesma de torta de limão, mas em outro formato: usei mini forminhas e fiz tortinhas individuais.
Usei limão siciliano, o que deixou o recheio bem suave.
A pâte sucrée, a base da torta, foi a receita do livro Le Cordon Bleu – Todas as técnicas culinárias. Particularmente deu tudo muito certo. Sem dúvida foi a melhor base de torta que eu já fiz.
Para a massa:
- 200 g de farinha de trigo peneirada
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de açúcar refinado
- 100g de manteiga sem sal, em cubos (gelada)
- 1 ovo
- 2 colheres (sopa) de água – se for necessário
Coloquei no processador a farinha, a manteiga, o açúcar e o sal e bati até ficar “uma farofa”. Isso pode ser feito com a mão também, mas no processador é bem mais rápido.
Coloquei a mistura numa vasilha e adicionei o ovo ligeiramente batido. Mexa para que a massa comece a fazer a liga. Acrescente a água, se necessário. Junte bem a massa com as mãos e faça uma bola. Não trabalhe demais a massa para não endurecê-la. Deixe descansar na geladeira por 30 min.
Em seguida abra a massa com um rolo numa superfície enfarinhada. Forre uma forma para torta – o fundo e as laterais.
Dica
Para evitar que a massa encolha, não estique a massa ao forrar a assadeira.
Depois de colocar a massa na assadeira, faça furinhos com um garfo no fundo para deixar sair o ar enquanto assa. Forre com papel manteiga e cubra com algum grão (usei feijão). Leve para assar em forno quente a 180º C.
Quando a massa endurecer e a borda estiver dourada ela estará pronta para receber o recheio.
Recheio
- 1 lata de leite condensado
- Raspas e suco de um limão siciliano
Simples e fácil. Basta misturar os ingredientes numa vasilha. Imediatamente, ao começar a mexer, a textura muda, fica mais encorpada. Está pronto.
Finalizando
Coloque o recheio sobre a torta.
Para finalizar fiz um merengue com 3 claras batidas em ponto de neve com 2 colheres (sopa) por clara, bem leve. Coloquei sobre o creme de limão e levei ao forno com a grelha quente por alguns minutos, apenas para dourar.
Tortinhas lindas e deliciosas!
esta foto vai bem no frio, com chuva, no calor, com sol! em qualquer época do ano…adorei o recheio com limão siciliano…tô imaginando o sabor!
que delicia ,deu ate agua na boca