Neste final de ano temos muitas razões para comemorar. Este foi um bom motivo para juntar ingredientes sofisticados como o chocolate e as cerejas, na busca de uma boa dupla, à altura do tom de celebração que gostaríamos de viver neste momento.
Passeando por um site que adoro, o Compassionate Cuisine, achei esta receita incrível. Ela é totalmente vegana, pra quem gosta, e além de linda parecia bem fácil de fazer. Gostei do fato de ela não ser muito doce e da inclusão das amêndoas à receita da base das tortinhas.
Base das tortinhas:
- 6 colheres (sopa) de farinha de trigo (não muito cheias)
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo integral
- 1 colher (sopa) de mel
- 1 colher (sopa) de cacau em pó
- 2 colheres (sopa) de óleo de coco, derretido (ou outro tipo de gordura vegetal)
- ½ xícara de amêndoas moídas
- 2 a 3 colheres (sopa) de água fria (usei um pouquinho mais)
modo de fazer
Para facilitar a vida, antes de tudo separe todos os ingredientes pedidos na receita.
Numa vasilha coloque todos os ingredientes. Caso você goste de uma massa um pouco mais doce acrescente um pouco mais de mel. Aos poucos coloque a água. Caso a massa fique muito seca acrescente uma colher a mais. Fica uma farofa que se junta quando se aperta com os dedos. Depois distribua a massa em forminhas para tortinhas ou tarteletes. Vá pressionando a massa de forma que ela faça uma camada que cubra o fundo e as laterias das forminhas.
Em seguida leve ao forno aquecido a 200ºC por aproximadamente 15 minutos.
Recheio
- 120g de chocolate amargo picado
- ½ xícara de leite de coco
- 1 colher (sopa) de mel
- 1 colher (sopa) de óleo de coco (ou outro tipo de gordura vegetal)
- ¼ colher de chá de extrato de baunilha
– 1 colher (sopa) de vinho do Porto (opcional)
Enquanto a base das tortinhas assa, coloque todos os ingredientes para o recheio numa vasilha e leve ao banho-maria (fogo baixo) para derreter o chocolate. Mexa até ter dissolvido totalmente o chocolate e fazer um belo creme.
Em seguida basta acrescentar o creme às tortinhas e levar ao refrigerador para que fique mais encorpado.
Decore com cerejas frescas e delicie-se.
Finalizo este post já comendo uma tortinha. A massa fica bem crocante e o creme de chocolate, depois de frio, fica firme por fora mas bem macio por dentro. Sabores delicados, pouco doce e com uma aparência fantástica. Esta é daquelas receitas que faremos novamente!!