Existem várias receitas de torta de maçã. Normalmente é uma crosta crocante com um recheio de maçãs, cruas ou já cozidas, temperadas com canela e açúcar.
Escolhi a receita a seguir pela simplicidade de fazê-la. Pode ser praticamente feita no processador. Tem a seu favor o fato de levar menos manteiga que a pâte sucrée, e a maçã crua vai sobre um creminho feito com cream cheese, o que o favorece.
A torta é feita em três etapas: a crosta crocante, o creme e a mistura das maçãs com o açúcar.
A crosta:
1 xícara de farinha
1/4 de colher (chá) de sal
1/3 xícara açúcar de confeiteiro
1/2 xícara de manteiga gelada, cortada em pequenos pedaços.
Coloque no processador a farinha, o sal e o açúcar. Dê uma batida para juntar os ingredientes. Acrescente a manteiga. Bata até que os ingredientes se juntem. Mas não ficará homogêneo, ficará como uma farofa. Coloque numa forma de fundo removível e com a ajuda de uma colher distribua por toda a forma e pelas laterais, arrumando com a mão. Evite muito contato para não derreter muito a manteiga. Tem um momento meio caótico, que parece que não vai funcionar. Respire. Continue tentando… Vá apertando a farofa e fazendo uma massa compactada na forma. Quando terminar cubra com filme plástico e leve a geladeira.
O creme:
No mesmo processador coloque 220 g de cream cheese, 1/4 de xícara de açúcar branco (usei açucar baunilhado), 1 ovo grande e 1/2 colher de extrato de baunilha.
Bata tudo até formar um creme. Reserve.
Usei 4 maçãs, duas verdes bem ácidas e duas tipo fuji, mais docinha. Tirei o miolo e a casca e cortei em fatias, não fiz muito finas pois gosto de sentir a maçã. Coloquei a maçã numa vasilha e reguei com um pouco de limão, o suficiente para molhar a maçã para ela não escurecer, bem moderado. Acrescentei meia colher de canela em pó e 1/4 de xícara de açúcar branco (açúcar demerara não faria feio, me arrependi por não ter usado!).
Montando a torta:
Derramei o creme sobre a crosta e espalhei sobre ele a porção de maçãs. Eu coloquei todo o caldo que a maçã produziu, foi um pouco demais.
A receita recomenda colocar sobre tudo amêndoas cortadas, aproximadamente 1/2 xícara, como não tinha em casa usei um pouco de avelãs picadas, fez falta. A textura crocante da amêndoa provocaria um contraste interessante.
Leve ao forno quente. Deixe 10 min em forno em forno a 230 graus C. Em seguida reduza pra 200 graus C e asse por mais uns 25 – 30 min. Até dourar.
É uma torta ótima para comer como sobremesa, quentinha. Vale também com café e todas as formas de comer doce…
Ainda farei outras tortas de maçãs, acho que vou testar a minha preferida. Em princípio esta não ganhou nota máxima, mas é gostosa e prática.
A receita é de um site ótimo, tem até um vídeo mostrando como fazer. Você pode ver aqui.
Experimente colocar 01 colher de farinha de trigo junto com o açúcar nas maças. Vai evitar que o líquido empape a massa e deixa o recheio mais cremoso.Uma pitada de noz moscada também acrescenta um gostinho de torta americana. Bom apetite!
Oi, Alda. Farei isso na próxima. Adorei a dica da noz moscada! Obrigada pela e dica e pela visita. Bjos.
Receita bastante boa, fiz e ficou deliciosa! Experimentei também esta versão:http://www.tudoreceitas.com/receita-de-torta-de-maca-e-cream-cheese-3686.html, e ficou excelente!
Pode fazer no liquidificador? Eu não tenho processador.
Oi Marcus. Pode sim, mas precisa ser com cuidado. Use a opção PULSAR até que forme uma farofa. Mas talvez seja mais tranquilo fazer na mão mesmo. Vá amassando a manteiga com a farinha e o açúcar com os dedos até ficar uma farofinha. Não tem Mistério.
Depois conta pra gente como ficou! Abçs
Amei essa receita, eu sempre fiz uma que tem no https://cozinhaemsegundos.com.br mas vou testar essa com toda certeza