Batatas, frango desfiado e queijo provolone ralado. Claro que isso junto e misturado vai ficar uma delícia. Ainda mais se for organizado em camadas com texturas diferentes e sabores particulares. Se esta delícia precisa de nome, chamaremos de torta de batatas com frango e provolone.
Antes de tudo, cozinhamos e desfiamos um peito de frango. Depois ele foi refogado em azeite numa frigideira e temperado um pouco de alho, sal e pimenta do reino. Reservamos.
Descascamos quatro batatas médias e ralamos em ralo grosso. Lavamos, secamos em toalha de papel e temperamos com tomilho e alecrim frescos e picados, um pouco de sal e pimenta do reino. Por fim, uma untada geral com azeite de oliva.
Na frigideira
Aquecemos bem um frigideira de 24 cm de diâmetro, cobrimos o fundo com azeite de oliva, e espalhamos a batata ralada e temperada no fundo. Formamos uma camada parelha e levemente compacta. Parecido com uma batata rösti.
Por cima da batata espalhamos o frango refogado, e sobre o frango cerca de 100g de queijo provolone ralado bem grosso. Por cima uma chuvinha de orégano.
Quando a batata começar a soltar as beiradas da frigideira por estar começando a formar uma “casquinha” crocante embaixo, leve a frigideira ao forno preaquecido para gratinar até derreter o queijo. Se sua frigideira tiver cabo de plástico ou madeira, envolva a parte vulnerável com papel alumínio para não queimar.
Vai levar uns 15 ou 20 minutos no forno, dependendo da potência. O negócio é observar quando o provolone derreter.
Desenforme com cuidado e corte em fatias. É um lanche ou refeição completa. Combina com uma saladinha verde ou coisa do gênero. Ah, combina bem com um bom vinho ou aquela cerveja gelada!
É realmente impressionante, justamente porque mistura texturas e sabores diferentes e todos intensos.