Sexta-feira deveria ser instituída Dia Universal da Massa. Arrematar a semana com uma massa envolvida por um molho robusto deveria ser considerado direito universal dos viventes. A se a comidinha for preparada em casa, no ponto exato entre o capricho e a preguiça (massas e molhos podem ser muito rápidos de fazer), aí vale ouro.
Preparação
Esta maravilhosa aí da foto fiz rapidinho. Cortei dois bifes de alcatra em tirinhas e enfarinhei levemente com farinha de trigo. E já foi para uma frigideira tipo wok refogar junto com meia cebola bem picadinha.
Quando a carne ficou dourada recebeu a companhia de cogumelos frescos (tipo champignon) fatiados, que refogam até dourar. A esta altura pode-se temperar tudo só com sal e pimenta. Prefiro não usar ervas aromáticas para evidenciar o sabor rústico que vem da carne e da presença terrosa dos cogumelos.
O “pulo do gato” deste molho começa aqui. Meio copo de conhaque entra na panela e logo coloca-se fogo no interior da panela (pode ser com uma simples inclinada em direção ao fogo) para eliminar o álcool. A flambagem deixa o sabor marcante do conhaque em harmonia com os outros ingredientes. Por fim, um como de suco de laranja natural.
Finalizando
Quando levantar a fervura aquela pequena porção de farinha que envolveu a carne vai mostrar seu valor e engrossar levemente o molho composto pelo conhaque e o suco. Deixe reduzir um pouco, desligue o fogo e finalize com um bom punhado de salsinha picada.
Sirva com um Spaghetti al dente e muito parmesão ralado. O molho é equilibrado, cítrico e encorpado. Ideal para terminar uma sexta-feira.