Nos dias de muito trabalho a janta, especialmente quando é para receber amigos, precisa, ser prática e rápida. Uma massa sempre cai bem nestes casos e um carbonara é uma opção infalível. Por essas e outras resolver fazer spaghetti carbonara com abobrinha.
Muita gente critica o molho carbonara por causa da presença do bacon, mas é possível aproveitar o sabor inigualável da iguaria sem entupir as artérias com sua gordura. Aliás, o bom carbonara exige que se descarte boa parte da gordura para que ele ganhe uma leveza surpreendente.
A massa se faz como sempre. Spaghetti cozido em água e sal. Al dente.
Molho carbonara
Na frigideira bem quente coloca-se uma boa quantidade de bacon picado miúdo. Use porções equilibradas dos pedaços mais gordos com os mais carnudos. Deixe a gordura derreter até que o bacon fique quase em ponto de torresmo. Lembre-se que o nome carbonara vem de carbono, ou seja queimado, ou quase queimado, no nosso caso. Caprichosamente retire a gordura excessiva da frigideira com uma colher. Este é o pulo do gato para manter o máximo de sabor e excluir o peso indesejável da gordura.
Nesta receita acrescentamos um toque diferente e opcional: Uma abobrinha com casca, cortadas em fatias que são novamente cortadas em quatro partes resultando triângulos. Refogue rapidamente a abobrinha junto com o bacon, mas não deixe que ela perca a crocância. Isso vai dar um toque especial no prato.
Numa tigela misture um pote de creme de leite fresco, de preferência em temperatura ambiente, e uma gema para cada duas pessoas. Reserve.
Quando a massa estiver no ponto escorra-a e leve-a para frigideira junto com o bacon e a abobrinha e misture, deixando que ela frite rapidamente. Logo depois, polvilhe a massa com porção farta de parmesão. Com o fogo desligado acrescente o creme com as gemas e misture bem. Por fim, um substancioso punhado de salsinha, um tomate picado sem sementes (só para dar “alegria” ao prato) e mais parmesão.
Acompanhou um pãozinho caseiro, na medida para arrematar aquele molhinho que fica no prato ao final.
Não tem mistério e fica um show.