Começou a temporada de sopas. Adoro quando esfria e a gente pode inventar sopas de todos os tipos e gostos… Adoro sopas… De várias texturas e ingredientes, mais leves e mais pesadas… Gelada ou caliente…
É engraçado que pra muita gente sopa é sinônimo de comida sem gosto ou sem graça. Ledo engano! Uma boa sopa pode ser uma refeição magistral.
Pois bem, mal começou a cair a temperatura por aqui e já deu a maior vontade de fazer um creminho quente. A escolhida pra iniciar a temporada foi a sopa creme de cogumelos. Uma sopa de sabor encorpado e complexo.
Usei para a base da sopa um bom caldo de frango.
Refogamos no azeite uma cebola, quando a cebola murchou acrescentamos uma bandeja de cogumelos tipo champignon fatiados. Também hidratei na água morna alguns do tipo funghi secchi e acrescentei ao outros cogumelos. Refogamos rapidamente com a cebola. Acrescentamos o caldo quente, corrigimos o sal e colocamos pimenta moída na hora.
Deixamos ferver e reduzir um pouco…
Enquanto isso fiz os croutons para acompanhar. Cortei fatias de pão integral em quadradinhos e coloquei numa forma. Polvilhei ervas finas e reguei com um pouco de azeite. Em seguida levei ao forno até dourarem. No meio do processo mexi no pão para que dourassem dos dois lados.
Quando a sopa estava cozida, foi tudo triturado com o mixer. Deixamos reduzir um pouco até engrossar um pouquinho. Para finalizar colocamos uma colher bem farta de creme de leite fresco.
Sopa no prato, coloquei salsinha fresca e gotas de molho inglês. O crocante do pão fez o contraponto com o aveludado do creme. Uma delícia.