Simplicidade e ovos quentes e um textão pra falar sobre o cuidado e a vida.
Nos últimos dias vimos, estarrecidos, inúmeras manifestações de violência: na mídia, nas redes sociais, no excesso de opinião sobre tudo que, na maioria das vezes, tira dos viventes o filtro do bom senso. Felizmente, neste turbilhão vimos também a entrevista concedida aos jornalistas da Band, programa Canal Livre, pelo presidente do Uruguay, Pepe Mujica.
Foi uma entrevista que deixou evidente a simplicidade e as motivações de um político que não tem medo de afirmar que o seu maior objetivo é o cuidado, o prestígio à vida. Todas as ações governamentais, de uma forma ou de outra, falam ou levam ao cuidado com a vida. É a vida o bem maior.
Ver e ouvir o presidente Mujica falar, trouxe um conforto. Confirmou nossa profunda admiração por essa pessoa que acompanhamos a carreira há algum tempo, mas também nos fez lembrar a esperança, por mais violentas que sejam muitas políticas e ações a nossa volta.
Sobre a necessidade de cuidar
O cuidado é uma coisa simples, que deveria ser corriqueiro, mas é na atualidade, quase que uma joia rara. Cuidado e simplicidade se misturam em gestos simples; cuidado consigo, cuidado com o outro. Simples porque fala de coisas básicas como escutar mais, julgar menos, estar ao lado, desejar o bem, alegrar-se com a presença de alguém… Enfim, não existe regra e também não nos interessa dizer ou criar paradigmas. Mas o fato é que cada dia mais nos afastamos do simples, complicamos a vida.
Esta semana reaprendemos algo sobre o cuidado com a vida. Voltamos a olhar para isso com mais leveza e seriedade.
Por isso o cuidado de hoje foi fazer algo reconfortante. Algo simples, delicioso e feito para, além de desejar bom dia, acender a alegria.
Ovos quentes
Coloque a água quente e os ovos em temperatura ambiente, numa panelinha (cozinhe quantos quiser, mas o importante é que todo o ovo fique coberto pela água). Deixe cozinhar por três minutos. Isso é rápido mesmo.
Retire da água e apoie num copinho ou xícara de café, ou em suportes específicos para ovo, se tiver. Tire a casquinha e mergulhe a colher ou torradinhas no ovo ainda quentinho e com a gema bem líquida (se quiser tempere com uma pitada de sal e pimenta). Como tínhamos um pão caseiro integral cortamos em palitos e tostamos numa frigideira quente untada com um pouquinho de manteiga.
Delicie-se com o simples. Simples como um ovo aquecido, ou como Pepe Mujica.
PS.: Por coincidência ou não, o copinho que apoia o ovo na foto é uruguaio, com ilustração do artista Torres Garcia.