Alto valor nutricional, baixo custo e sabor extraordinário. Claro que estamos falando de sardinha, o peixinho que é uma usina de ômega três e que se presta a muitos preparos rápidos e saborosos. Hoje teremos sardinha na chapa e arroz com tomate e palmito.
Consegui numa peixaria algumas sardinhas limpas e abertas, como filets. Sua carne é levemente avermelhada. Deixei-as em uma marinada com azeite de oliva, suco de limão, sal, pimenta moída e alho por uns 20 minutos e parti para grelhá-las.
Na frigideira antiaderente muito quente coloquei as sardinhas de duas em duas. Dois minutos com o couro para baixo e mais um minuto depois de virar. Pronto. Rápido assim mesmo. Mais do que isto deixaria a carne muito seca.
Arroz com tomate e palmito
O acompanhamento também primou pela simplicidade no preparo. Piquei meia cebola e um tomate e refoguei numa frigideira com azeite de oliva. Primeiro a cebola e depois o tomate. Foi junto um dente de alho. Quando começou a ganhar consistência de molho espesso juntei uma boa porção de palmitos picados e fiz as correções de sal e pimenta moída na hora.
Com o refogado já fora do fogo adicionei folhinhas de manjericão picadas e uma xícara de arroz previamente preparado. Bingo!
Para servir regue tudo com azeite de oliva de boa qualidade que os sabores vão se multiplicar.
Fácil, não?
Tem mais sardinha aqui.