Este ano optamos por servir o jantar prato a prato, numa sequência. Diferente de outras vezes quando toda a comida era servida ao mesmo tempo e cada um se servia. Iniciamos o jantar com uma salada de polvo com batatas, inspirada na receita do chef Claude Toisgros em seu livro “Que marravilha!”.
Receita
- 1 polvo 1,5 kg
- 200 g de sal grosso
- 300 ml de vinho branco
- 2 colheres (sopa) de tomate concentrado
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 cenoura em cubos
- 1 talo de salsão
- 1 cebola roxa em cubos
- 1 cabeça de alho picado
- 1 bouquet garni (tomilho, louro e salsa)
- água para cobrir
Como preparar o polvo
O primeiro passo foi preparar o polvo. Para limpá-lo ele foi para um recipiente com sal grosso por uns 10 minutos. Em seguida foi bem lavado. Numa panela de pressão aquecemos o óleo e refogamos a cebola roxa cortada em cubos, o alho picado, o aipo e o bouquet garni. Acrescentamos o polvo, o vinho, a água, o tomate concentrado, fechamos a panela e colocamos para ferver. Depois de ferver deixamos cozinhar por 20 min.
Depois de pronto retiramos ele do molho, cortamos em pedaços pequenos (aqui vale o gosto de cada um. A receita sugere que ele seja cortado em pedaços grandes e ainda refogado numa frigideira com azeite e alho para ser servido sobre a salada. Nós o misturamos com as batatas e ele fez parte da salada).
Para a salada usamos batatas cozidas cortadas em cubos, cebola roxa em fatias finas, ciboulette, maionese e um vinagrete com azeite de oliva e limão siciliano (caberia azeitonas pretas, mas esquecemos de colocar).
Numa tigela colocamos a cebola roxa e a ciboulette cortadas. Acrescentamos o suco de um limão siciliano e azeite de oliva. Temperamos o vinagrete com sal. Em seguida acrescentamos o polvo, as batatas e a maionese. Misturamos tudo e servimos a salada bem geladinha.
O próximo prato servido foi um cartóquio de peixe com legumes. Usamos uma receita que já mostramos aqui. Mudados apenas o peixe que, desta vez foi um badejo. Bom demais.