O risoto de frango com ervilhas talvez seja o mais tradicional dos risotos. Provavelmente por ser simples e extremamente delicioso. O que fizemos ganhou o toque especial do queijo brie, que se integrou suavemente à textura cremosa do risoto.
O caldo do risoto de frango com ervilhas
Antes de tudo fizemos um caldo com pedaços de uma carcaça de frango, cebola, alho, cenoura, louro, salsinha, grãos de pimenta e sal. Os vegetais cortados grosseiramente, o frango também em pedaços, tudo foi para a panela com água fria. Quando levantou fervura baixamos o fogo e deixamos cozinhar por 30 minutos. Veja mais sobre caldos aqui.
O risoto
Na panela antiaderente foi uma colher de manteiga e duas colheres de azeite de oliva. Quando a manteiga derreteu adicionamos uma colher de cebola picada minimamente. Logo em seguida duas xícaras de arroz arbóreo, que servem muito bem quatro pessoas. O arroz refoga até começar a ficar transparente quando uma boa porção de vinho branco seco dá a primeira inchada do arroz.
A partir deste ponto começamos a mexer o arroz continuamente. Isso é importante para que solte o seu amido e vá criando a textura delicada de creme. O caldo vai entrando aos pouco: mexe-se até começar a secar e coloca-se mais uma concha, e assim por diante.
Na metade do cozimento – uns 10 minutos – colocamos cerca de 200g de peito de frango desfiado. Ele foi pré-cozido (pode ser em água ou mesmo no microondas). E seguimos mexendo. Logo mais entram as ervilha (usamos sempre as congeladas pré-cozidas que são muito saborosas – evite as enlatadas).
Um detalhe fez toda a diferença no resultado final. Colocamos uma porção de pimentas branca, verde e rosa que socamos no pilão, que conferiu perfume e um toque picante.
Quando o arroz chegou ao ponto al dente desligamos o fogo e partimos para “arredondá-lo”. Juntamos uma colher de manteiga e 120g de queijo brie picado. A manteiga e o queijo derreteram e aveludaram o risoto. Na falta de brie pode-se usar parmesão ralado sem nenhum problema.
Alguma dúvida de que ficou uma delícia?
Gente! A mistura de pimentas realmente fez toda a diferença! Amei a receita! Parabéns e obrigada!