Risoto de frango com bacon

0

risoto bacon frango

O fascinante dos risotos é que com a simples adição ou subtração de um ingrediente se faz algo completamente diferente, até original, poderíamos dizer. Pois eu simplesmente acrescentei bacon no clássico risoto de frango com ervilhas e obtive um resultado surpreendente, com o marcante sabor defumado que enfeitou o prato.

Como fazer

Antes de tudo fiz um bom caldo de carne, que afinal o caldo manda no risoto. Não seria melhor de frango? Sim, seria, mas eu só tinha carne para fazer caldo. Aliás, relembre aqui um post sobre caldos.

O bacon cortado em cubinhos não muito pequenos foi o primeiro a ir para a panela. E ali ficou até quase virar torresmo, ficar sequinho. Aí tiramos o excesso de gordura que ele soltou, mas não tudo, pois ela será a base para a fritada inicial do arroz, que foi o próximo a entrar na dança. O arroz, arbóreo, é claro, deve refogar até ficar quase transparente.

Quando o arroz está como se quer, uma boa porção de vinho branco seco vai molhá-lo. E fazer com que melhor solte o seu amido. Este passo os italianos chamam de “fumar” o arroz. Depois entra na panela o caldo, aos poucos. Colocamos uma concha de caldo e mexemos o arroz até que comece a secar. Aí botamos mais um pouco de caldo e assim por diante.

No meio do cozimento do arroz acrescentamos o frango pré-cozido desfiado (peito de frango, no caso) e um pouco depois 1/3 de copo de ervilhas congeladas.

Finalizando

Quando o rizo estiver al dente, desligamos o fogo e passamos para a operação de arredondamento do risoto: juntamos uma colher de manteiga e uma boa quantidade de queijo ralado (no caso usamos parmesão). Este processo final é indispensável, pois confere ao risoto o brilho e a textura cremosa que ele tem que ter.

Ficou muito gostoso.

risoto-frango-bacon

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui