Risoto de couve-flor

0

risoto-couve-flor

Esta semana recebemos na nossa cesta de orgânicos duas couves-flores maravilhosas. Tão lindas que resolvemos fazer uma receita totalmente diferente, inspirada no livro Leve e saudável – a moderna cozinha vegetariana para o dia a dia: risoto de couve-flor.

O preparo é fácil e o sabor é irresistível. É verdade que não rende muito, mas vale fazer.

A ideia é usar a técnica do risoto, usando a couve-flor no lugar do arroz. Vale saber que esta receita é totalmente sem lactose. Usamos gordura de coco e o leite de coco, que além do sabor, ajuda na cremosidade. Pra trazer um ingrediente crocante, fizemos couve-flor laminada e ligeiramente frita em gordura de coco. Esta ideia incrementa a comida do dia a dia trazendo uma repaginada para um vegetal que, por si só, já é maravilhoso.

Bora cozinhar?

Receita de risoto de couve-flor

  • duas cabeças de couve-flor (as nossas peças não eram muito grandes)
  • 1 cebola pequena picada finamente
  • 2 colheres (chá) gordura de coco
  • 1 dente de alho
  • 50 ml de vinho branco
  • 300 ml de caldo legumes (Aqui ensinamos como fazer um bom caldo)
  • 200 ml de leite de coco
  • 5 folhas de hortelã
  • 1/2 colher (chá) de grãos de mostarda
  • sal marinho a gosto
  • pimenta do reino, pimenta rosa e cebolinha verde a gosto

Modo de fazer

Inicie separando os floretes da couve flor. Não use muito do talo. Reserve-os para um caldo, por exemplo. Ela será preparada de duas maneiras. Uma parte será para  fazer o risoto e a outra para fazer as lâminas fritas, aproximadamente 1/5 da quantidade. Comece por essa parte. Escolha os floretes mais redondinhos para laminar. Dá pra fazer com uma faca afiada.

risoto-couve-flor

Depois de laminar e separar esta parte, o próximo passo é triturar o restante da couve-flor. Pode ser feito no liquidificador, na função pulsar, ou mesmo no mixer. Vale lembrar que queremos o vegetal em pedacinhos do tamanho do arroz, logo é necessário fazer com calma. Se você quiser arriscar é possível fazer na ponta da faca.

Nós fizemos assim: primeiro cortamos o vegetal já em pequenos pedaços. Depois usamos a função pulsar dando pequenos impulsos, mexendo e repetindo a operação. Assim você consegue chegar à textura que está procurando.

Numa panela grande, coloque metade da gordura de coco e refogue nela a cebola. Em seguida acrescente o alho. Por fim, acrescente a couve-flor e refogue mais uma pouco. Acrescente as pimentas e tempere com sal. Coloque o vinho para deglaçar e dar a primeira fervida, como no risoto italiano. Em seguida acrescente a metade do caldo e a metade do leite de coco. Misture tudo e deixe cozinhar sem tampar durante uns 10 minutos. Mexa de vez em quando e fique atento. Em seguida coloque o restante do caldo e o leite de coco e cozinhe até finalizar, por mais uns 10 minutos. Finalize com a cebolinha picadinha.

Finalizando

Enquanto o risoto cozinha, faça a outra parte. Aqueça uma frigideira de fundo grosso. Coloque a gordura de coco e as folhas de hortelã. Elas ficarão crocantes e vão soltar o sabor na gordura. Reserve. Acrescente os grãos de mostarda e as lâminas do vegetal. Ele vai dourar rapidamente. Salpique sal e pimenta moída na hora pra finalizar. Reserve.

Coloque o risoto e sobre ele as lâminas de couve flor e as folhas de hortelã. Os grãos de mostarda e a pimenta rosa também vão trazer uma agradável surpresa ao paladar.

Lindo e gostoso!

risoto-couve-flor

Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.

risoto-couve-flor

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui