Receita de sardinha à escabeche

4

Hoje temos uma receita de família: receita de sardinha à escabeche. Embora a sardinha seja  um alimento riquíssimo em ômega-3 ela é pouco reconhecida. É tipo, uma prima pobre do salmão, peixe que tradicionalmente é associado como fonte deste ácido graxo.

Além do ser um excelente alimento, ela tem outro ponto a seu favor: o preço. Gastão na última ida à peixaria trouxe um bom pacote de sardinhas congeladas por módicos de R$3,00. Sim, isso mesmo é um peixe muito barato.

Eis que esta semana lembrei desta riquíssima iguaria e resolvi prepará-las.

Depois de descongeladas deu aquele branco. O que eu faço, ou melhor como se prepara sardinha?

Não muito satisfeita com a ideia de fazê-la no forno, modo como já preparamos outra vez, resolvi empreender numa lembrança de comer sardinha preparada cozida no azeite. Imediatamente liguei para pedir as orientações às bases familiares. Fui salva pela minha mãe que lembrava como  prepará-la.

Como fazer

Descobri mais uma vantagem do peixinho… É fácil, fácil de preparar. Daquelas coisas que se coloca no fogo e só se volta pra desligar e, está pronta para comer! A grande questão é que deve cozinhar bastante para que o espinho fique imperceptível.

Panela de pressão em punho. Coloquei as sardinhas alinhadas no fundo temperadas com sal e pimenta.

Em seguida coloquei azeite de oliva em boa quantidade, até cobrir os peixes.  Próximo passo: colocar o limão. Como eram miúdos coloquei o suco de três deles. Um pouquinho de água. Dois tomates sem sementes cortados em pedaços grandes. Uma cebola também em pedaços grandes, uma folha de louro. Panela no fogo.

Foram uns quarenta minutos cozinhando. O cheiro já era bom, mas quando abri a panela a imagem era linda.

Fartamos-nos de tanto comer e ainda sobrou. Excelente acompanhamento para um pãozinho quente ou uma massa.

receita de sardinha

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui