Nem imagino porque uma guloseima feita com coco, ovos e açúcar se chama queijadinha. Mas o fato é que esse doce tem esse nome, pelo menos aqui em Floripa. Provavelmente eles se inspiram nas outras queijadinhas, que de fato são feitas de queijo. Mas o fato é que estas são muito gostosas. Esta é receita de família e que são típicas da época de Natal. Por isso dizemos que é queijadinha com sabor de Natal.
Adoro queijadinha com sua doçura e crocância. Nem é tão difícil assim de fazer, mas exige certa paciência pra esticar a massa e fazer a base onde é colocado o recheio. Por conta disso acaba levando um pouco de tempo.
De certa forma esse post anuncia um pouco do clima natalino que começa a chegar aqui em casa. Pelo menos alguns ingredientes que adoro já estão na despensa.
A receita da queijadinha é feita em duas etapas: uma massa que servirá como base e ficará crocante quando assada. E um recheio doce que oferece ao paladar a mistura maravilhosa do coco com os ovos e o açúcar.
Massa
- 2 colheres de manteiga
- 1 copo de água morna
- 1 pitada de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- Farinha de trigo suficiente para conseguir uma massa lisa e uniforme que não grude na mão.
Depois de pronta, abra a massa de forma que fique fina e ainda firme. Corte em círculos com aro ou um copo, e faça pequenas pregas, fazendo uma espécie de cesta para colocar o recheio.
Recheio
Bata
- 4 ovos
- 2 colheres de manteiga
- 2 xícaras de açúcar.
- Quando ficar um creme acrescente 2 xícaras de coco.
Bote o recheio nas cestinhas e leve ao forno médio por aproximadamente 25 min. ou até ficarem dourados.
Depois é só guardar num pote fechado para que continuem crocantes.
Experimente!
o nome deve ter vindo dos portugueses, vide essa barraquinha que me deparei em Lisboa : http://www.flickr.com/photos/meirielle/6502164437/in/photostream