Vendo o ótimo documentário Brasil Orgânico, que trata de iniciativas de produção e comercialização de alimentos orgânicos em todos os biomas brasileiros, me chamou a atenção a cena em que um chef preparava um prato que apresentou como pinhão a provençal. Aquilo me atiçou, pois estamos em plena época de pinhão. E no dia seguinte à projeção do filme já estávamos no mercado de orgânicos próximo do nosso bairro comprando um pinhão lustroso produzido na serra catarinense.
Como fazer
Antes de tudo se cozinha o pinhão. Água e sal na panela de pressão que deve chiar por pelo menos 30 minutos. Depois é descascar o pinhão e começar o preparo do prato em si. Claro que só o pinhão salgadinho já é uma iguaria, mas dá para incrementar rapidamente.
Numa frigideira tipo wok, com um pouco de azeite de oliva refogamos cebolas em pétalas, tiras de pimentão verde e, é claro, os pinhões. Para temperar, sal, pimenta do reino e um pouco de manjericão fresco, pode-se colocar também um pouco das tradicionais “ervas da provence”, para justificar o nome do prato.
Quando estiver tudo prontinho, o que significa cozido mas ainda crocante, entre com pequenos tomates cereja que devem ficar no ponto em que as peles começam a se abrir. Vai ser divertido mordê-los inteiros e sentir seu suco se espalhar pela boca.
Fica sensacional. Pinhão com sua textura firme e seu sabor marcante. Os legumes estalando em crocância. Os tomatinhos se exibindo em cor e sabor. Todo de bom.
Ah, não deixe de ver o Brasil Orgânico, é um filme que vale a pena. Compre o dvd pela internet ou nas boas livrarias.
Oh, o seu blog está divinal. E as fotos são extraordinárias. Quero ser assim