Pimentão é um ingrediente que sofre preconceito. Dizem maldosamente que ele é bom para a memória, porque a gente passa o dia inteiro lembrando que comeu. Pura maldade! Se bem preparado o pimentão não é forte nem inconveniente, e empresta muita personalidade aos pratos. Hoje fizemos picanha com molho de pimentão.
Uma dica fundamental é retirar as sementes e as partes brancas do interior do pimentão, que é onde está guardado o amargor indesejado.
Para incrementar fatias de picanha grelhadas, preparei um creme de pimentão e, lhes garanto, ficou uma beleza.
Creme de pimentão
A primeira providência é botar um pimentão vermelho no forno. Em aproximadamente 20 minutos vai ser possível retirar-lhe a pele. Retire também as sementes e as partes brancas e reserve a polpa, já picada.
Numa panela com uma colher de manteiga em uma colher de azeite de oliva refogue meia cebola grande picada e um dente de alho. Antes de a cebola dourar acrescente duas colheres de sopa de farinha de trigo e deixe fritar. Tire a panela do fogo e junte meio litro de leite e mexa. Volte para o fogo e quando levantar fervura é a vez de entrar a polpa de pimentão. Tempere com sal e páprica picante.
Após cozinhar um pouco e encorpar por causa da farinha, triture o creme com um mixer (ou bata no liquidificador) até que tenha um creme vermelho e aveludado.
O creme é um ótimo acompanhamento para carnes. Viva o pimentão! Abaixo o preconceito!
existe pimentão vermelho em lata (importado da Itália, acho) q é até doce de tão suave. Aquilo é uma maravilha!!! Sabe fazer esse, chef? Coloca a receita no ar? na pizzaria Paparella eu vi uma lata de de 5kg quase tive um troço. Sou louco por isso. Valeu.
Vamos pesquisar. Mas acho que não é nada demais. Só colocando o pimentão no forno ele já sai bem “adocicado”.