Quem gosta de uma boa pasta, abóbora e queijo simplesmente vai adorar esta receita de pappardelle com abóbora e roquefort. Tudo fresco e feito na hora. Uma junção de sabores que deixa a gente repleto de satisfação. Esta é uma receita completamente comfort food. Ela dá uma repaginada para trazer uma novidade ao cotidiano.
Talvez algumas pessoas não lembrem, mas por volta de 2013 a Nigella Lawson tinha um programa de culinária na TV. Era um dos nossos prediletos. Antes dela emagrecer e mudar os rumos da vida, era uma apresentadora que fazia a gente parar na frente da TV para assisti-la fazer receitas bem temperadas, práticas e, às vezes, fora do comum. Eis que recentemente peguei emprestado um livro dela exatamente, desta época. Nem preciso contar que estou adorando a leitura. A receita de hoje é deste livro, by Nigella.
Pappardelle com abóbora e roquefort
Nós fizemos a massa, mas você pode usar uma pronta.
Para fazer o pappardelle
Caso queira se aventurar na massa caseira, basta usar a proporção de 100 g de farinha pra cada ovo.
Fizemos uma massa com dois ovos, 100 g de sêmola integral e 100 g de farinha de trigo.
Misture tudo e faça uma massa homogênea. deixa descansar um pouco.
Depois estique a massa na máquina ou no rolo mesmo. Depois de ter a massa esticada. Enrole a massa e corte fazendo tiras de aproximadamente 2cm. Sim, pappardelle é uma massa bem larga. Depois de cortar desenrole e deixe a massa aberta e polvilhe um pouco de farinha.
Para o molho (esta receita é para seis pessoas – nós reduzimos pela metade)
- 1 abóbora grande – 800g de abóbora descascada, em cubos. Usamos cabotiá
- 1 cebola média a grande
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de chá de páprica defumada
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal
- 3 colheres de sopa de vinho Marsala
- 125 ml de água
- sal a gosto
- 500g de pappardelle
- 6 folhas de folhas de sálvia fresca
- 125 g de roquefort
Modo de fazer
Descasque e tire as sementes da abóbora e corte em cubos de aproximadamente 2cm.
Descasque e pique finamente a cebola e coloque para fritar no azeite, numa panela de fundo grosso grande, que acomode toda a massa depois. Quando a cebola começar a dourar, adicione a páprica.
Na sequência coloque na panela os cubos de abóbora e depois acrescente a manteiga, misturando tudo. Quando a abóbora estiver coberta com o azeite acebolado e a manteiga, acrescente o Marsala e a água. Deixe levantar fervura, depois tampe e diminua o fogo e cozinhe por aproximadamente 20 minutos, ou até estar macio. A abóbora deve cozinhar mas não desmanchar. Se for necessário coloque um pouquinho mais de água, quando secar.
Enquanto a abóbora cozinha, noutra panela, coloque a água para ferver com sal para cozinhar a massa. Ao escorrê-la, guarde uma xícara de água do cozimento.
Passado o tempo, destampe a panela do molho e verifique se abóbora está macia. Quando estiver pronto , tempere a gosto. Não coloque muito sal, pois o queijo é salgado.
Acrescente a massa cozida à abóbora. Mexa levemente e, se necessário acrescente um pouco da água do cozimento reservada.
Coloque o queijo já cortado em pedaços e as folhas de sávia fresca finamente picadas.
Mexa tudo e deixe que o queijo vá derretendo com o calor da comida.
Finalize salpicando algumas sementes de girassol, para trazer algo crocante.
Aí minha gente, é só ser feliz e se deliciar!
Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.