O mix de legumes refogados é uma receita difícil de (des)escrever, mas muito fácil de fazer. Difícil porque não é bem uma receita, mas o relato de uma iniciativa que rendeu uma refeição maravilhosa. Na verdade a reunião de muitos vegetais que estavam na geladeira no calor de uma panela wok ou frigideira.
Já contamos aqui que participamos de um projeto chamado Células de Consumo Responsável e recebemos semanalmente uma cesta de produtos diretamente dos produtores. Tudo orgânico! Então nossa geladeira está sempre bem abastecida de vegetais, ao ponto de às vezes a gente ter que correr para que eles não murchem e sejam desperdiçados.
E para que nada murchasse ou ficasse passado, cortamos em pedaços (mais ou menos proporcionais) um pouco de cada, buscando um equilíbrio também nas quantidades de cada um. Entenderam porque é mais uma ideia do que uma receita?
O que nós usamos
- Repolho
- Acelga
- Pimentão
- Cebola
- Alho picadinho
- Cenoura
- Folhas der almeirão (cuidado, que ele pode amargar a receita)
- Tomates
- Salsinha
- Aipo (salsão)
Na frigideira
Nós usamos uma panela wok, mas pode ser qualquer frigideira espaçosa.
A questão é colocar primeiro o que demora mais para cozinhar, para que no final fique tudo no ponto ao mesmo tempo, o que significa manter uma certa crocância.
Esquentamos bem a frigideira e cobrimos o fundo com um pouco de azeite de oliva. Logo entramos a cebola (cortada em fatias) e em seguida o alho bem picadinho. Depois vieram o salsão (em cubinhos), os pimentões (em tiras) e a cenoura ralada grossa.
Adiante juntamos o repolho cortado pequeno, mas nem tanto, assim como as folhas de acelga. O almeirão cortamos mais fininho e usamos com moderação.
Deixe tudo se refestelar no calor da frigideira, tempere com sal, pimenta do reino e suco de limão, tudo ao seu gosto. Por fim, coloque os tomates picados, pois não queremos que eles cozinhem e se desmanchem.
Pronto!
Optamos por servir com uma costelinha de porco agridoce, que resultou numa combinação extraordinária. Mas o nome deste prato é liberdade, combine com o que quiser!
Gostou siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.