Para receber visitas queridas, fiz Madeleines com cobertura de chocolate. A receita foi do livro À mesa com Monet, uma das maravilhas do nossa biblioteca. Além do artista incrível que era, Monet também gostava de boa comida. Fiz uma receita clássica e depois de deixar esfriar, mergulhei os bolinhos em chocolate amargo derretido.
Madeleines ao limão (Madeleines au citron)
- 125 g de açúcar (usamos do tipo orgânico)
- 125 g de manteiga à temperatura ambiente
- 4 ovos ( claras e gemas separadas)
- 125 g de farinha de trigo
- casca ralada de um limão (usei menos, pois queria pouco gosto do limão. Cuidado para não colocar a parte branca da casca).
Modo de fazer
Numa tigela misture o açúcar, a manteiga e as gemas. Bata até fazer um creme claro e fofo. Noutra vasilha bata as claras em neve.
Aos poucos vá adicionando as claras à mistura de gemas, alternando com uma colher de sopa de farinha até acabar. Este processo é importante para que a massa fique aerada. Acrescente a casca de limão ralada.
Aqueça o forno em temperatura alta. Unte as forminhas com manteiga derretida e polvilhe com farinha.
Distribua a massa nas forminhas, mas não encha totalmente para que a massa tenha espaço para crescer.
Asse em forno quente por aproximadamente 15 minutos, para que as Madeleines não fiquem muito ressecadas.
Cobertura de chocolate
Para a cobertura de chocolate, derreti chocolate em banho maria. Mergulhei os bolinhos no chocolate e coloquei-os para escorrer o excesso, numa grade. Para endurecer mais rápido, dei um choque térmico, colocando-os por alguns minutos na geladeira. Não é a medida mais correta… mas acelerou o processo e todos que esperavam ansiosos foram mais felizes rapidamente.
Acompanha lindamente um bom café ou um chá.
Foi um sucesso!