Esta é uma receita muito versátil e saborosa. Os Legumes assados no forno, além de uma ótima oportunidade de usar legumes que estão na geladeira , enchem a casa com cheirinho de comida caseira. No nosso caso eles brilharam com um cuscuz (ou couscous) marroquino.
O melhor deste prato é que não existe certo ou errado. Você faz a receita com o que tem à mão e na medida que achar conveniente. A lógica é colocar os vegetais numa travessa, cortados nos tamanhos mais ou menos iguais, rega com azeite, uma mistura de vinagre balsâmico e açúcar, temperos e leva tudo para assar. Simples e fácil.
Comece definindo o que vai usar. No nosso caso, Gastão fez uma inspeção na geladeira e recolheu o que precisava ser usado: beterrabas, rabanetes, abobrinha e cenouras.
Separou tudo, acrescentou alho e cebolas e começou a cortar os vegetais em cubos.
Para duas pessoas usamos
- 2 cenouras
- 1 abobrinha pequena
- 2 beterrabas
- 2 rabanetes (sim eles ficam deliciosos assados!)
- 4 dentes de alho com casca
- 2 cebolas médias ou 4 cebolas pequenas
- folhas de manjericão
- 1 raminho de tomilho
- 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
- 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
- sal a gosto (usamos aproximadamente 2 colheres de chá)
- 1/4 de xícara de azeite para regar
- pimenta do reino moída na hora
Modo de fazer
Comecei ligando o forno para pré aquecer.
Enquanto o Gastão preparava os vegetais, eu juntei o vinagre e o açúcar e mexi bem para dissolver. Separei as folhas de manjericão e os temperinhos.
Os vegetais foram para uma tigela e foram regados com o azeite e salpicados com o sal. Em seguida regamos com o vinagre. Acrescentamos as folhas de manjericão e o tomilho. Tudo foi delicadamente misturado.
Em seguida foram para uma refratária e levados ao forno aquecido. Ficaram ali uns 25 minutos. No meio deste tempo, quando começam a dourar, tiramos do forno e mexemos os legumes para dourem dos dois lados.
Cuscuz
Nossos legumes acompanharam um delicioso cuscuz.
- 1 xícara de cuscuz
- 1/2 xícara de caldo de legumes
- sal e azeite
Coloque o cuscuz numa tigela que possa ser fechada. Coloque o caldo fervente sobre ele e tampe a tigela. Deixe descansando por 5 minutos.
Em seguida salpique com o sal e o azeite e mexa com o garfo para soltá-lo.
Finalizando
Tire os vegetais da refratária e passe o cuscuz por ali para agregar mais sabor. Em seguida coloque sobre ele os vegetais, ou sirva separado e cada um se serve a gosto.
Uma ótima opção de acompanhamento. Deu água na boca. Também pode ser usado vinho tinto no lugar do vinagre balsâmico.