Boas carnes são parte essencial de um jantar de natal. O jantar da Quorum Comunicação teve dois pratos de carne. Um deles paleta de javali marinado na cerveja e laminada. A peça de carne descansou 24 horas no tempero antes de ser assada por quatro horas em fogo médio.
A outra carne foi a receita já publicada aqui, só que usando o lombo inteiro, com um corte longitudinal na parte superior. Diferente da receita original, apenas um pernoite numa marinada de cebolas, ervas frescas e vinho branco.
A marinada
Em quantidades medidas pelo bom senso misture:
- Talos de salsão picadinho
- Folhas de salsão
- Cebola picada
- Alho esmagado
- Cenoura em rodelas finas
- Ramo de tomilho
- Galho de salsinha
- Grãos de pimenta do reino
- Folhas de louro
- Sal
- Orégano e tomilho secos
- Suco de um limão
- Duas latinhas de cerveja
A peça de carne vai inteira ao forno, em forma ampla junto com a marinada. Quando der mais ou menos duas horas de fogo vire a carne. E, se necessário, complete a marinada com um pouquinho de água.
Quado pronta, retire a carne do forno e deixe descansar. Quando esfriar destrinche a paleta em fatias para servir. Uma boa dica é assar a carne um dia antes e deixar na geladeira, e aquecer na hora de servir junto com o molho resultante da marinada.
O molho
Passe a marinada por uma peneira espremendo bem os pedaços da marinada. O suco resultante vai para a geladeira por algumas horas. Quando se formar por cima do molho uma camada de gordura, retire-a com uma colher e leve o caldo ao fogo em uma panela e deixe reduzir por alguns minutos. Acrescente um pouco de farinha de trigo diluída em água para dar uma leve engrossada no molho e finalize com um pouco de manteiga, que vai dar brilho e textura aveludada ao molho. Sirva numa tigela ao lado da carne.
A harmonização das carnes foi feita com dois espanhóis. Um rosado Tempranillo Artero 2009 e um branco Rioja Luis Cañas 2008.
Sem dúvida uma assado digno de servir em qualquer festa.