Poucas vezes falamos aqui no blog sobre as viagens ou os lugares por onde já passamos. Mas como andamos um pouco nostálgicos faremos uma seleção especial de imagens que nunca publicamos, para lembrar que o mundo é lindo demais pra gente cruzar os braços e pensar que ele pode ser destruído sem fazermos nada. Nos últimos anos priorizamos conhecer o Brasil e a América Latina. São tantas coisas incríveis que vimos que não faltam histórias para contar.
As imagens de hoje são da Patagônia, mais especificamente, do Glaciar Perito Moreno. Fomos lá em 2008. Cruzamos a parte sul da América Latina, especialmente Patagônia e Terra do Fogo, de carro e contamos nossa viagem no blog Carona Para o Sul.
O glaciar Perito Moreno
Esse definitivamente foi um dos lugares mais lindos que já conhecemos.
O glaciar Perito Moreno é um campo de gelo de 247 Km2 que desce da cordilheira e se esparrama sobre o lago Argentina, bloqueando a passagem de água entre dois de seus braços. Acima da água se ergue uma parede de 60m de altura. Abaixo da linha d’água o bloco de gelo chega a 140m. Tudo que se possa dizer sobre a sensação de estar diante deste testemunho de como era o planeta há três milhões de anos deve ser superlativo. Todas as figuras de comparação são piegas e insuficientes para descrevê-lo. Nem o adjetivo “indescritível” resolve a demanda.
Um glaciar em movimento
Para completar, o espetáculo é dinâmico. Perito Moreno é o único glaciar em movimento. Todos os dias ele avança sobre o lago que, por sua vez, resiste. O resultado, que estabelece o equilíbrio necessário, é que, vez que outra, blocos enormes de gelo se desprendem da parede e quebram a tranqüilidade azul do lago, em estrondos colossais. Quando isto acontece os turistas deliram e aplaudem nas passarelas que permitem uma visão panorâmica do glaciar, especialmente de sua parede norte.
O parque é a principal e melhor atração de El Calafate. Cidade pequena, elegante, bonita, na margem do maior lago de água doce do território argentino. A cidade vive de turismo. Muitos brasileiros chegam de avião e muitos jipeiros e motociclistas, em expedições organizadas, desfilam uniformizados e com os veículos caracterizados.