Outro dia, naqueles raros momentos com tempo suficiente para procurar uma receita, fui atrás de uma torta gostosa para fazer com os ingredientes que tinha na despensa. Achei a receita da massa desta galette no livro da Martha Stewart’s – Pies & Tarts. Claro que dei uma modificadinha, mas funcionou muito bem.
A galette é uma torta com a aparência mais rústica, sem muitas firulas na hora de aprontar a massa e ajeitá-la na assadeira. Basta um pouco de jeito e um rolo de macarrão (que pode ser substituído por uma garrafa facilmente). A dica para desenformá-la é colocá-la sobre papel manteiga assim pode ser transportada facilmente para a mesa. Eu esqueci deste detalhe, por isso levei à mesa na forma mesmo.
Mas vou confessar que como sou meio atrapalhado com massas, pedi para Soninha fazê-la .
Massa ( receita adaptada)
- ½ xícara de farinha de trigo
- ½ xícara de farinha de centeio
- ½ xícara de trigo sarraceno (pode usar outra farinha integral)
- ½ xícara de manteiga gelada cortada em pequenos pedaços
- 3 colheres(sopa) de cream cheese (usei iogurte)
- 1 colher (sobremesa de sal)
- 1 ovo mais uma gema para pincelar sobre a massa (não pincelei)
Coloque as farinhas e o sal no processador e bata (modo pulsar) para misturar os ingredientes. Em seguida acrescente o ovo, a manteiga e o cream cheese e bata até que a massa dê liga. É rápido. Se precisar, acrescente uma ou duas colheres de água gelada.
Coloque a massa numa bancada e amasse rapidamente para terminar de juntar os ingredientes. Faça uma bola coloque numa vasilha, cubra e leve à geladeira por, pelo menos, 30 min.
Para o recheio (as quantidades vão depender do gosto de cada um):
- tomate cortado em rodelas;
- muçarela de búfala em rodelas;
- aspargos refogados rapidamente numa frigideira com bastante cebola e um fio de azeite (quem gostar pode acrescentar bacon nesta hora);
- queijo parmesão ralado
Montagem da torta
Depois de a massa descansar a abrimos numa bancada enfarinhada. Em seguida a transferimos para uma forma (nesta hora a forma pode estar forrada com papel manteiga). Colocamos sobre a massa (deixando uns três centímetros da borda) uma camada de cebolas e aspargos, em seguida colocamos o tomate fatiado e a muçarela também fatiada. Temperamos com um pouco de sal e pimenta (não muito, pois o parmesão também é salgado). Colocamos muitas folhas de manjericão e as cabeças dos aspargos. Sobre o recheio, puxamos as bordas da massa. Por fim, o parmesão. Levamos ao forno aquecido (180º C ) por aproximadamente 20 minutos, até o queijo derreter e a massa dourar.
Ficou incrivelmente bom.