Há quem chame pomposamente de Supremo de Frango, ou que seria uma variação de Frango a Kiev. Aqui o que a gente fez, foi um belo peito de frango recheado com mussarela, presunto cru e espinafre, coberto com molho de queijo. O que importa mesmo é que ficou uma delícia, com muitas camadas de sabor.
Os ingredientes para o frango
- um peito de frango
- um maço de espinafre
- quatro fatias de presunto cru (parma ou serrano)
- Quatro fatias de queijo mussarela
- ½ cebola
- um dente de alho
Ingredientes para o molho
- ½ litro de leite
- ½ cebola
- 2 colheresde farinha de trigo
- 1 colher de manteiga
- 2 colheres de creme de leite
- 3 colheres de mussarela ralada
- 3 colheres de parmesão ralado
Como fazer
Antes de tudo vamos preparar o recheio: Separamos as folhas de um maço de espinafre, cortamos a cebola e o alho bem miúdos e refogamos. Na frigideira bem quente vai primeiro uma colher generosa de azeite logo depois a cebola que cozinha um pouco até amolecer e, então, receber a companhia do alho. Logo em seguida, entra o espinafre que refoga até murchar um pouco. Tempera-se com sal e pimenta do reino a gosto. Reserve.
O peito de frango a gente abre em bifes generosos com um martelo de carne. No nosso caso fizemos quatro unidades. Temperamos com sal e pimenta.
Cada pedaço de peito de frango aberto e temperado foi coberto com uma fatia de mussarela e uma fatia de presunto (nesta ordem, para evitar que o queijo escorra quando derretido) e logo uma colherada generosa do espinafre refogado. Então enrolamos com cuidado para o recheio não vazar e prendemos os rolinhos de frango com palitos, para manterem a forma.
Depois, numa frigideira com o fundo levemente coberto com azeite, douramos o frango cuidando para que o recheio não escorresse. O frango deve ficar cozido, mas não ressecado.
Só isto já é um baita prato, que pode ser acompanhado com massa ou arroz, mas a gente quis dar mais um toque e preparou um molho branco para acompanhar.
Ah, não esqueça de tirar os palitos antes de servir…
O molho branco
Numa panelinha colocamos a manteiga e um pouco de azeite (para a manteiga não queimar) e logo a cebola bem picadinha (pode ser até ralada, se alguém preferir). Ela refoga até ficar transparente. Aí entra a farinha de trigo que a gente mexe na manteiga até soltar do fundo da panela, o que é bem rápido.
Com a panela fora do fogo juntamos o leite aos pouco, mexendo sempre, cuidando para não empelotar, volte ao fogo e já com todo o leite e deixe cozinhar. Mas não pare de mexer que o molho vai engrossar aos poucos. Quando começar a ferver tempere com sal e noz moscada e junte os queijos ralados. quando tudo estiver liso e uniforme é só desligar o fogo.
Montagem
Cubra o fundo de uma travessa refratária com um pouco do molho. Coloque os pedaços de frango e despeje uma concha de de molho sobre cada um dos filés. Polvilhe tudo com parmesão ralado e leve ao forno para gratinar. Quando começar a formar aquela casquinha típica do queijo gratinado está pronto.
Frango recheado com presunto e espinafre pode ser servido só com uma salada, com arroz ou com uma massa. Uma gostosura dessas combina com muita coisa.
Siga-nos nas redes para saber as novidades!