Frango a passarinho é coisa bem brasileira. Devem ser crocantes e suculentos os pedaços de frango cortados com osso, de forma que se possa comer com as mãos. Originalmente é frito, mas garanto que a forma mais fácil e saudável de fazer é na forma de frango a passarinho na airfryer, as chamadas fritadeiras sem óleo.
A ressalva técnica indispensável diz respeito à airfryer que, por mais que as propagandas digam ser uma “fritadeira”, não é. Trata-se na verdade de uma adaptação de um forno de convecção, onde o ar circula. Na verdade não teremos uma fritura que se caracteriza pela abundância de gordura, mas um assado de excelente qualidade.
Temperando
O segredo do frango a passarinho na airfryer é o tempero. E aí vale o gosto e a disponibilidade de cada um. Dá até para variar para não fazer sempre igual. Nesta caso que relatamos aqui, optamos por um tempero de jeitão mais oriental. Mas cada um pode fazer como quiser, sem limites.
Numa tigela colocamos 1kg de frango a passarinho (já compramos o pacote cortado) e temperamos com poucos itens de muita personalidade:
- curry
- sal
- pimenta síria
- sementes de cominho moído no pilão
- páprica defumada
- suco de um limão
- 1/3 de xícara de molho de soja (shoyo)
Deixamos a marinada fazer seu trabalho por cerca de três horas, na geladeira.
Na airfryer
Quando tiramos os pedacinho de frango da marinada, enxugamos levemente com papel toalha, só para tirar o excesso de líquido.
Aí é só colocar na airfryer em temperatura máxima (200°C) por 30 minutos, ou até que o frango esteja crocante por fora.
Frango a passarinho pode ser um petisco ou parte de uma refeição. Combina com tudo.
Aqui temos mais receitas feitas na airfryer.
Gostou? Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.