Este é um daqueles preparos clássicos que sempre encantam o paladar. Filet de peixe com camarões sempre faz bonito, mas se tiver a companhia de um molho de personalidade, a coisa fica exponencial. Além disso, o preparo é simples e rápido.
Usamos:
– Dois filets de côngrio
– 350g de camarões médios
– Três colheres de creme de leite fresco (nata)
– Uma dose de uísque
– Sal
– Pimenta do reino
– Ervas da Provence
– Meia cebola
– Três colheres de farinha de trigo.
– Azeite de oliva para fritar
Como fazer
Os files foram temperados com sal e pimenta e logo passaram pela farinha de trigo para fazer a “casquinha”. Simples assim. Aí foram para a frigideira bem quente, cujo fundo foi levemente coberto por azeite de oliva. Dois minutos de cada lado e temos o peixe coberto por uma leve crocância que destaca a maciez da carne.
Os camarões, já descascados, descansaram um pouco com ervas da Provence e pimenta do reino. Mas ainda não colocamos sal para evitar que soltassem água.
Quando os peixes saíram da frigideira entrou a cebola picadinha e logo os camarões que logo mudaram de cor para indicar que estavam no ponto. Aí foram embebedados com o uísque, e a flambagem que elimina o álcool deu aquela alegria à cozinha. Quando o fogo sumiu entramos com o creme de leite e sal. Assim que levantou fervura desligamos, para não ter risco de os camarões ficarem indesejavelmente borrachentos.
O molho fica marcante com a presença do uísque, que compões divinamente com o perfume das ervas. Para acompanhar um simples arroz cozido com um pouco de açafrão. Ao final o toque decorativo e perfumado de um punhado de salsinha picada.