Faz mais de uma semana que consegui comprar favas. Finalmente hoje tive tempo de prepará-las.
Antes de passar ao modo de fazer, preciso dizer que elas são um caso daqueles de ficar admirando. É simplesmente lindo olhar para aquele feijão enorme e com aquela cor… É um exercício de deslumbramento. Queria ficar fotografando… Mas aí lembrei que precisava cozinhar pra fazer outras fotinhas…
Inspirei-me no livro A cozinha da máfia (que diga-se de passagem é genial!), pra fazer a receita. Depois de passar uma noite de molho, troquei a água e cozinhei as favas com um pouco de sal. Quando ficaram al dente, escorri e reservei.
Refoguei uma cebola pequena, cortada em pétalas, no azeite com uma folha de sálvia. Em seguida acrescentei corações de alcachofra cortados pela metade. Por fim coloquei as favas, corrigi o sal e coloquei pimenta moída na hora.
Quando os sabores se misturaram acrescentei um punhado de salsinha picada.
Esse foi o acompanhamento para o filet que foi grelhado e temperado apenas com sal e pimenta. Na finalização entraram fatias de tomate orgânico com um pouquinho de queijo mussarela.
Foi um almoço delicioso para uma segunda-feira que anunciou uma semana puxada, mas com a chance de almoçar em casa.
Este Filé com fava e alcachofra é uma receita que me deu agua na boca……também o livro da cozinha da mafia imagino seja bem interessante! Como italiano não posso deixar de conhece-lo!
Abraços e parabens para o blog…
Enrico Protti.