Hoje tem estrogonofe de frango. Estrogonofe tem muitas formas de escrever e muitas mais de fazer. Todo mundo tem uma receita “autêntica” deste prato de origem russa que já foi sinônimo de comida chique. Hoje em dia chamam de estrogonofe qualquer picadinho de carne com molho de tomate ao qual se acrescente creme de leite. Mas acho que a coisa não é bem assim. Se por um lado não se pode reconstituir a receita original, também não se pode vulgarizar a coisa sem nenhum pudor.
A receita de estrogonofe que eu uso foi ensinada pela Dona Ina, senhora que trabalhou na casa da minha mãe depois de ter atuado anos junto a uma família de descendência russa. Não creio nem reivindico que seja uma receita original, mas é muito prática e o resultado sempre delicioso. A versão que apresento a seguir pode ser usada com carne, camarão ou frango, que foi o que usamos desta vez.
Modo de fazer
Cortamos dois filets de peito de frango (conte um por pessoa) em tirinhas bem finas e o mais uniformes possível. Tempere com sal e páprica picante (ou simplesmente pimenta do reino) e dê uma enfarinhada na carne.
Frite a carne em uma panela até que fique bem douradinha. Junte uma quantidade semelhante à de frango de cogumelos frescos (prefira os pequenos que podem ser colocados inteiros, ou corte-os em pedaços se forem maiores).
Duas colheres de molho inglês vão ajudar o frango a ficar mais dourado e emprestar um sabor bem marcante ao conjunto. O próximo passo é muito importante: Junte um copo de conhaque e dê uma breve inclinada na panela para que o fogo entre na mistura e consuma o álcool do conhaque. A flambagem vai realçar os sabores com muita personalidade.
O molho
Depois de flambar coloque o molho. Aliás, o molho é o pulo do gato da receita. Numa tigela misture creme de leite preferencialmente fresco com ketchup de boa qualidade. Homogenize e coloque sobre o frango e os cogumelos e deixe cozinhar por uns dez minutos. Não vai talhar o creme de leite? Não. Se usar fresco não vai talhar e se usar de caixinha ou lata, acrescente algo em torno de 10% da quantidade de leite e misture bem e pode deixar cozinhar sem receios. Cozinhar é importante para reunir os sabores. Por fim, corrija o sal e sirva com arroz e batatas palha.
É prático e delicioso.
olá, parabéns pelo blog! Uma dúvida esta enfarinhada na carne é com que tipo de farinha? trigo? rosca? obrigada
Olá, Alice. É com farinha de trigo, mesmo. Bjos.