Para abastecer a despensa que estava bem precária, saímos decididos a passar na feira de orgânicos, peixaria e supermercado. Programa animado pra uma manhã de sábado. Depois de achar coisas maravilhosas como açafrão da terra em raiz, verduras lindas, tainha fresca e camarão com casca, o cardápio apareceu e foi impossível voltar atrás. O resultado foi um cuscuz marroquino com salada de camarão, grão de bico, aspargos, tomates cerejas ao molho de mostarda e uma tainha com ervas assada no forno.
Vi esta receita de cuscuz outro dia na TV, apresentada pela chef Carla Pernambuco. Se na telinha já parecia bom, tenho que dizer que ao vivo a receita é fantástica. É colorida, suculenta, com sabores que se misturam e harmonizam maravilhosamente.
Fiz uma quantidade que serve bem seis pessoas.
Para o cuscuz foram:
- 500 g de cuscuz marroquino
- 1/2 litro de chá de hortelã, para hidratar o cuscuz
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 k de camarão com casca ou 1/2 quilo de camarão descascado super fresco
- um maço de aspargos
- 200 g de grão de bico
- 200 g de tomate cereja
- 1 pimentão vermelho sem pele
- 1 maço de hortelã fresco
- 1 colher se sopa de gengibre ralado
- sal, azeite e pimenta moída a gosto
Para o vinagrete:
- 1/2 xícara de azeite de oliva
- 1/4 xícara de vinagre balsâmico (usei suco de limão)
- 1 colher de chá de mostarda Dijon
- 2 dentes de alho
- sal, menta desidratada e pimenta do reino a gosto
Tempere os camarões descascados com sal e pimenta do reino. Aqueça bem uma frigideira coloque um fio de azeite de oliva, o gengibre e doure os camarões. Refogue por três minutos até que fiquem rosados. Reserve.
Numa panela coloque 4 litros de água para ferver. Coloque o hortelã e deixe ferver por cinco minutos. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por mais cinco minutos.
Corte os tomates ao meio e reserve.
Cozinhe o grão de bico em água e sal (deixo ele de molho algumas horas para cozinhar mais rapidamente).
Reserve 1/2 litro do chá e cozinhe o aspargo por cinco minutos no chá com uma pitada de sal. Retire do chá e coloque num recipiente com água fria para parar o cozimento. Corte-os em quatro partes.
Em seguida queime o pimentão na chama do fogão até ficar com aparência bem queimadinha. Retire do fogo e coloque num saco plástico e feche. Deixe descansar por uns cinco minutos. Em seguida passe por água corrente e retire toda a pele e corte em cubos.
Numa tigela grande coloque o cuscuz, sal, um fio de azeite, pimenta moída, a manteiga e hidrate com 1/2 litro do chá quente. Mexa para incorporar o caldo, tampe com um pano e deixe descansar por aproximadamente 5 minutos. Em seguida com um garfo raspe o cuscuz para que ele fique bem soltinho.
Para o vinagrete:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Acerte o sal e a pimenta moída na hora.
Numa tigela grande (usei a frigideira que refoquei os camarões) coloque o camarão, o grão de bico, os tomates, os aspargos e os pimentões e tempere com o vinagrete.
Monte o prato colocando o cuscuz no centro e a salada em volta. Finalize com hortelã fresca picada.
Para acompanhar boa comida nada melhor que chamar amigos. E o que dizer quando os amigos trazem um vinho absolutamente maravilhoso para compartilhar?
Merci mes amis!!!!!
Hum, tudo de dar água na boca. Onde vcs abastecem a despensa com produtos orgânicos e encontram bons temperos frescos?
Mariana, há alguma alternativa para comprar orgânicos: nas quartas-feiras há a “feirinha” na UFSC, sábado tem na feira da Lagoa tem uma banca de orgânicos bem legal, no Direto do Campo da Beiramar há na entrada uma banca que vende orgânicos e no Itacorubi tem o mercado São Jorge, perto da Celesc.
Tks Gastão!