Coisa boa um doce para alegrar o dia. Melhor ainda um doce leve com creme fresco e geladinho para alegrar um dia quente de verão. Fica, que hoje tem cupcakes com creme chantilly e amora.
A receita já mostramos aqui, mas desta vez foi modelada como cupcake. Nos ingredientes uma mistura de sabores e texturas: o amanteigado das nozes e do avelã, o chocolate amargo, o chantilly e uma geleia de amora bem leve e com a fruta bem presente para nos brindar com sua gostosura mas também com a sua cor.
Para os cupcakes
- 200 g de farinha de trigo
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 250 g de açúcar dourado (usei açúcar demerara e um pouco de açúcar mascavo)
- 4 ovos grandes
- 100 ml de creme de leite
- 100 g de nozes quebradas
- 100 g de avelãs
- 50 g de chocolate amargo (usei gotas de chocolate 70% de cacau)
Preaqueça o forno a 180º C.
Antes de tudo tire a pele das avelãs, coloque-as num recipiente e leve ao forno quente por alguns minutos. Em seguida basta mexer nelas que a pele se soltará. Junte as avelãs, as nozes e o chocolate no processador e bata por uns 10 segundos, ou até obter uma mistura macia mas com alguns pedacinhos. Na receita original a indicação é para continuar a fazer o bolo no processador acrescentando os outros ingredientes e batendo. Eu passei a mistura para uma tigela e continuei a fazer o bolo mexendo com um fouet.
Acrescentei à mistura de nozes e chocolate: a farinha peneirada e o açúcar. Adicionei os ovos, um por vez e, por fim, o creme de leite e o fermento. Bata só até misturar tudo, não mais que isso.
Passe a mistura às colheradas para as forminhas de cupcakes e leve ao forno por aproximadamente 30 min, ou até fazer o teste do palito e ele sair seco.
Depois de prontos os cupcakes deixe esfriar bem.
Para o chantilly
- 200 g de nata ou creme de leite fresco
- 1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro
- 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
Com um fouet bata todos os ingredientes, bem gelados, até que fique um creme firme em ponto de chantilly.
Para decorar os cupcakes coloque uma colher de sopa de creme chantilly e um toque de fruta vermelha, no caso fiz uma espécie de geleia de amora (um punhado de amoras com um pouco de açúcar demerara e deixei ferver um pouco).
Definitivamente uma composição perfeita e bolinhos lindos!
Gostou da receita, salve no Pinteret.