A couve-flor é considerada sem graça por muita gente. Injustiça. Ela é muito saborosa, especialmente quando cultivada sem nenhum agrotóxico, e pode render pratos bem interessantes como a tradicional couve-flor gratinada.
Como fazer
Primeiro se corta as couves retirando boa parte dos caules e deixando as pequenas “florzinhas” que devem ser bem lavadas. Elas devem depois ir para uma panela com água fervente e salgada por uns dois minutos, para um pré-cozimento. Depois da água quente passa por água gelada para interromper o cozimento.
Numa travessa refratária se dispõem as couves e cobre-se com um molho bechamel (molho branco), cobre-se com uma generosa porção de queijo parmesão e leva-se ao forno para gratinar.
Para fazer o molho branco usamos uma colher de manteiga onde refogamos rapidamente uma cebola ralada. Na mistura de cebola e manteiga acrescentamos três colheres de sopa de farinha de trigo e depois, fora do fogo, vamos acrescentando meio litro de leite integral, cuidando para não embolotar o molho (se isso acontecer não entre em crise, use o liquidificador ou um mixer). Deixe apurar o molho até engrossar um pouco e tempere com sal, pimenta e noz moscada. Se gostar pode acrescentar uma colher de creme fresco.
A suavidade da couve-flor vai contrastar com a personalidade da “casquinha” de queijo e a intensidade do molho.
Visite o nosso Pinterest e salve as suas receitas preferidas.
Ai, adoro fazer couve flor flambada com cachaça!Fica uma delicia!